Seis artistas plásticos ocupam dez telas do Muro a convite do Consórcio Sinergy/HMídia, em uma iniciativa integrada ao maior evento de arte contemporânea do Sul da América Latina.
Um evento de arte com impacto internacional como a 13a Bienal do Mercosul merece ser recebido de braços abertos pela cidade de Porto Alegre. Por isso, a terceira fase do Novo Muro da Mauá representa de ponta a ponta esse “abraço” de boas-vindas. Em consonância com a organização desta Bienal, o consórcio formado pelas empresas de OOH* Sinergy e HMídia recebeu seis artistas, alguns trazendo criações impressas digitalmente e outros com obras realizadas ao vivo diretamente no Muro.
O curador escolhido pelo Novo Muro da Mauá para esta terceira etapa é Jotape Pax – artista
convidado pelo curador-geral da 13a Bienal, Marcello Dantas. Artista visual natural de Porto
Alegre, é um autodidata nato e representou o Brasil em festivais internacionais diversos na
França, Grécia, Canadá, Chile e Estados Unidos. Ainda neste ano estará no Salão Internacional
de Arte Contemporânea em Bruxelas, na Bélgica. Jotape Pax também compõem a diretoria da
Fundação Bienal do Mercosul.
No recorte proposto por Jotape constam Otavio Fabro, Stang e Luis Flavio Trampo, cujas telas
foram concluídas ao vivo no Muro, com grafite, pintura e outras técnicas. Além deles,
compõem a seleção da curadoria Bruno Schilling, Raphael de Luca e Pedro Matsuo, todos com
telas prontas, já instaladas. Dentre os seis participantes, o único que estará com obras na 13a
Bienal do Mercosul é Pedro Matsuo. Os demais são exclusivos desta ação paralela liderada
pelo Novo Muro da Mauá.
“Fazer essa curadoria para o Novo Muro da Mauá foi um desafio, porque eu quis trazer artistas
que conversassem com a temática da 13a Bienal, que é trauma, sonho e fuga. E buscar, em
cada um, elementos que falassem sobre esse tema tão forte. Eu também quis reaproximar os
artistas do Muro, convidando nomes como o Trampo, que já teve seu trabalho exposto ali, na
década de 1990. Então, acredito que juntar todos eles na entrada da cidade, levando um
trabalho provocativo, questionador e impactante vai ser importante para linkar com todos os
outros pontos da Bienal”, explica Jotape.
De acordo com Rafaella Ferreira, diretora cultural do Consórcio, a iniciativa de “vestir” o Novo
Muro da Mauá com artistas majoritariamente off-Bienal reforça o quanto a arte é
transformadora e está no DNA do projeto desde seu princípio. “Nos sentimos parte da Bienal,
já que existe essa intersecção entre o papel cultural do Muro e o papel arte-educador da
Bienal”, complementa.
Para Eduardo Ferreira, diretor da Sinergy, “a arte não tem fronteiras, tal como o Muro não
limita a cidade. O Muro pertence e também constrói Porto Alegre”. Conforme ele, as paredes
foram “abertas” para que “mais artistas ocupem esse espaço público e de engajamento
emocional com a população da cidade”. Por sua vez, João Pedro Nunes da Silveira, diretor da
HMídia, acredita que quem visita as instalações artísticas e espaços de mostra da 13a Bienal
inclui naturalmente o trecho da Mauá em seu roteiro. “O Muro é um museu ao ar livre desde
o ano passado, quando foi lançado. Ou seja, nada o impede de agora ser uma galeria de arte
contemporânea, certo?”, indaga João Pedro.
Bienal do Mercosul – A 13a Bienal do Mercosul acontece de 15 de setembro a 20 de novembro
e estará ocupando 11 espaços culturais na cidade. Obras de mais de 100 artistas oriundos de
23 países diferentes fazem parte da mostra latina. O Novo Muro da Mauá, em sua terceira fase, não compõe o catálogo oficial da mostra, no entanto, a iniciativa integrada de ocupar as paredes com arte em homenagem à Bienal contou com a parceria da Fundação Bienal do Mercosul. “Há 25 anos, a Bienal de Artes Visuais do Mercosul é um dos eventos mais importantes do mundo, por isso, queremos, mais do que nunca, nesta 13a edição deixar o acesso à arte contemporânea ainda mais democrático. Essa ação em parceria com o Novo Muro da Mauá vem ao encontro deste objetivo: aproximar a arte de todos e espalhá-la por toda Porto Alegre, mobilizando a sociedade em torno deste evento grandioso e que tanto nos orgulha”, destaca a presidente da 13a Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão.
Muro na internet – No site www.murodamaua.com.br e no Instagram @novomurodamaua o conteúdo dos painéis são aprofundados como em um desdobramento, já que o Muro tem a proposta de ser multimídia em sua apresentação, sobretudo para atingir passantes,moradores, turistas e pessoas em todo o mundo através da internet. A hashtag
#novomurodamaua garante a repostagem de fotos no perfil da rede social do Muro.
Projeto do Muro – O Novo Muro da Mauá é um projeto “vivo” e será renovado em imagens periodicamente, a cada quatro meses. As lonas, backlights e frontlights da primeira etapa mostravam a história do Porto dos Casais, além de reproduções de quadros clássicos cedidas por museus e pinacotecas gaúchas. A quarta fase vai focar nos cidadãos comuns de Porto Alegre e será lançada antes do fim de 2022. CEEE Equatorial, Hospital Moinhos de Vento, Lojas Pompéia, Renner, RBS, Sebrae RS, Starbucks, Unisinos, UniRitter, Vero (Banrisul) e Vivo, junto do Consórcio, viabilizam financeiramente o Novo Muro da Mauá. Em tempo: a concessão para a iniciativa privada da área – explorada em telas de conteúdo artístico e institucionais de Empresas co-adotantes – é de 750 metros e fica entre o pórtico de entrada do Cais do Porto e o Cais Embarcadero. Trata-se de uma iniciativa da atual gestão da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
HMídia – Com operação desde abril de 2002, a HMídia especializou-se em locação de espaços Publicitários em mídia OOH. Nos últimos anos incorporou em seu portfólio de produtos uma gama de
soluções estáticas e digitais, buscando atender às necessidades de comunicação do mercado nos
ambientes urbanos e de circulação de pessoas.
Sinergy – Há 20 anos no mercado, apresenta soluções de comunicação para conectar marcas às pessoas
de forma positiva e inspiradora. Sua atuação é focada em atender clientes, parceiros, fornecedores e a
comunidade de forma integrada. Tendo em vista a mobilidade urbana, possui equipe atenta para suprir
as necessidades do público de OOH.
*OOH é uma sigla do mercado publicitário para Out Of Home, ou seja, mídia exterior, o que inclui outdoors,
painéis, placas, telas digitais, telas interativas, frontlights, backlights, adesivagem, unidades móveis/caminhões
com telas, totens, entre outros.
QG Comunica