
Com 90% dos lojistas em operação formalizados e um ticket médio de R$ 350, o Pop Center desempenha um papel fundamental no comércio popular de Porto Alegre. O reconhecimento aos lojistas destaca comerciantes que ao longo da relação sempre honraram seus compromissos, independente de dificuldades passadas, e reforça a responsabilidade com o comércio popular da capital.
O Pop Center, referência no comércio popular da capital gaúcha, celebra seus 16 anos de existência com uma homenagem especial aos lojistas que fazem parte dessa trajetória. Em reconhecimento ao comprometimento dos empreendedores que mantêm suas obrigações em dia, o centro popular de compras entregou o selo “Lojista Nota 10” a 64 comerciantes parceiros do Pop Center, que fomentam a atividade e por possuírem mais de um estabelecimento ou loja ampliada, representam 400 lojas, destacando sua importância para a sustentabilidade do centro comercial.
O Pop Center foi inaugurado em fevereiro de 2009 como resultado de uma parceria público-privada, proporcionando um espaço estruturado para antigos camelôs que se tornaram comerciantes formalizados. Atualmente, o centro comercial conta com cerca de 600 lojas em funcionamento, distribuídas em 20 mil metros quadrados de área construída, oferecendo produtos diversos para um público fiel e de diferentes classes sociais. Além disso, ainda há espaço para locação de cerca de 200 lojas que podem permitir o progresso de outras famílias.
A CEO do POP Center Porto Alegre , Elaine Deboni, destacou a importância da parceria com os lojistas e da adimplência para a continuidade do empreendimento. “Premiamos os lojistas que, mesmo tendo passado por pandemia e enchente, honraram seus pagamentos junto à administração, porque o Pop vive disso. Eles são nossos parceiros e estamos crescendo juntos, sempre buscamos proporcionar workshops e auxiliar os lojistas”, destacou.
Para os comerciantes, o reconhecimento veio como um incentivo e uma valorização do esforço diário para manter seus negócios. Olavo Mucke Trapp, proprietário da loja Olavo Cosméticos, expressou sua satisfação ao receber o selo. “Me senti feliz. Me sinto competente igual ao Pop Center. Fico agradecido”, contou. Já Márcia Fernanda Oliveira da Silva, da loja Emilly Stillus, compartilhou surpresa e alegria. “Muita alegria, não esperava, muito agradecida.”
Claudete dos Reis, outra lojista premiada, proprietária da Vip Presentes, ressaltou o compromisso com os pagamentos em dia e a gratidão pelo espaço de trabalho. “Fico muito feliz em ser Lojista Nota 10. Aqui a gente sempre dá prioridade para manter tudo certo, sabemos dos compromissos que o Pop Center tem, assim como a gente tem os nossos. Esse espaço é muito importante para nós. Adoro trabalhar aqui.”
O comerciante Eduardo Limberger, da loja Edu Novidades, também celebrou o reconhecimento. “É muito bom. A gente se esforça para manter tudo em dia e é gratificante ser reconhecido por isso.” Maninho Guaracy Marques, de 73 anos, da loja AL Silveira, que está desde o começo do Pop Center, destacou o significado do selo como um incentivo. “Nada é fácil, tudo é uma luta, mas a gente vem para cá com a intenção de colher e dar o melhor. O selo ajuda na vaidade da gente, eu tenho 73 anos, mas a gente não perde a vaidade”, contou.
A fidelidade dos clientes, com 94% retornando para efetuar compras, conforme dados da administração, reforça a importância do espaço para o varejo da cidade. Para Valdemir Padilha Navas, da Ponto Certo Bolsas, que atua há 15 anos no Pop Center, o reconhecimento motiva ainda mais os comerciantes. “É muito gratificante. Já estou há 15 anos dentro do Pop Center e faço isso com prazer, gosto do comércio. Esse selo é um incentivo para trabalharmos e ultrapassarmos as crises”, relatou.
“A comemoração dos 16 anos do Pop Center reafirma nosso compromisso com os lojistas e clientes, como um espaço de oportunidades e desenvolvimento para o comércio popular de Porto Alegre. Um lugar com propósito e que se preocupa com o próximo. Além disso, o selo é como um cartão black do lojista, que mostra ao cliente que está em uma loja qualificada”, finaliza Elaine Deboni.