Quinta edição oferece programação com espetáculos, oficinas criativas, brincadeiras e atividades lúdicas que privilegiam a vivência e a experimentação artística

Celebrando o mês dedicado às crianças e a aproximação da infância à cultura e às artes, a 5ª edição do Téti – Festival de Arte e Cultura para a Infância será realizada entre os dias 6 a 16 de outubro, em Caxias do Sul. O festival multidisciplinar é destinado às crianças e suas famílias em formato híbrido (presencial e on-line), com programação acessível e inclusiva. São 10 dias de atividades entre espetáculos e intervenções artísticas, oficinas criativas nas áreas de teatro, dança, circo, música, literatura e artes visuais, entre outras, com o objetivo de inserir a criança no universo artístico.

Para a idealizadora do evento, a produtora cultural Caliandra Troian, a quinta edição marca mais um ano da realização do festival, que se manteve ativo mesmo em meio à pandemia da COVID-19 e também se destaca pela consolidação de um projeto de vanguarda pensado, especialmente, para os pequenos: “Esta edição traz o conceito de expansão, de permitir que as crianças experimentem e se desenvolvam, oposto do que ocorreu durante este período, em que foram privadas da infância, do brincar, do criar livremente, do socializar. Desta forma, a programação promoverá o olhar para a criança e a infância no pós-pandemia.”

Aguardando um público de aproximadamente 5 mil pessoas, o festival traz novidades em seu formato. Originalmente pensado para famílias, esta edição passa a incluir algumas sessões para escolas, especialmente as públicas de ensino regular e de educação infantil conveniadas com o município. Ainda, as oficinas se estendem também para os finais de semana, oportunizando a participação maior das famílias. A programação no primeiro fim de semana ocorre em espaços abertos, como parques e praças, e em locais fechados, como salas de teatro.

De acordo com Caliandra, o principal incentivo para o Festival Téti é acreditar que as vivências da infância contribuem para a formação de pessoas que irão valorizar a cultura durante toda a vida: “Ao apresentar às crianças possibilidades de interação com as diferentes manifestações artísticas, permite-se o despertar da criatividade e da imaginação, a construção de conhecimentos, a apuração de um olhar estético e sensível em relação ao mundo. Propomos, a cada nova edição, um universo lúdico de novidades, brincadeiras e descobertas que contribuem para o desenvolvimento da criança, proporcionando momentos de infância livre”, explica. Realizar o Téti é garantir a continuidade de um projeto que reverbera na sociedade em curto, médio e longo prazo.

A coordenadora aponta que o festival tem inserido Caxias do Sul na rota de espetáculo regionais e nacionais, tendo em sua curadoria peças premiadas e qualificadas, e sendo vanguarda nas apresentações com acessibilidade facilitada. “O Téti foi o primeiro projeto cultural infantil do município com atenção especial à escolha de locais de fácil acesso para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e a realização de atividades com disponibilidades de tradução em libras e audiodescrição, integrando crianças com e sem deficiência em um mesmo espaço de convívio”, aponta Caliandra.

O evento é destinado para crianças de 0 a 12 anos, e cada faixa etária terá atividades indicadas para a sua idade. Além dos espetáculos e oficinas, a edição contará com o Téti Talks, atividade formativa presencial com transmissão on-line com o objetivo de colocar em diálogo artistas, educadores, professores, arte-educadores e pais com temáticas que envolvam a cultura da infância.

O 5º Téti – Festival de Arte e Cultura para a Infância é uma realização da Cali Gestão Cultural e Comunicação, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e Pró-cultura RS. Patrocínio de Cardan, Lojas Magnabosco, Orquídea Alimentos e Sorvetes Urca. Apoio cultural de Empresas Randon e Unimed Nordeste RS. Parceiros Eureka, Instituto Sérgio Lovato, Sesc Caxias do Sul, Infront Mídia e Villagio Caxias.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas no site www.teti.art.br ou pelo telefone (54) 98434-1531.