A peça da mostra Essa nossa canção, criada pelo estúdio Rex, recebeu Ouro no 14º Prêmio Brasileiro de Design

 

Quem visitou a exposição temporária Essa nossa canção no Museu da Língua Portuguesa deve lembrar de um móbile diferente: feito com letras que representam vocalizações comuns nas músicas brasileiras – como “ê”, “ô” e “á” -, a peça pairava sobre o público, se movendo lentamente no espaço. Esta peça, criada pelo estúdio Rex, acaba de receber medalha de Ouro no 14ª Prêmio Brasileiro de Design, na categoria Design de Ambientes – Instalações e Exposições. Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.

 

A exposição Essa nossa canção ficou em cartaz de julho de 2023 a março de 2024, explorando a ligação visceral entre a língua portuguesa e a música – tão profunda no caso do Brasil que faz parte da nossa identidade como povo e da nossa memória coletiva. Teve curadoria de Carlos Nader e Hermano Vianna, consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz.

 

A mostra teve patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e o apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil e do Itaú Unibanco, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.

 

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.

 

PATROCÍNIOS E PARCERIAS

A temporada 2024 conta com o patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e do Instituto Cultural Vale; com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, da CAIXA e do UBS BB Investment Bank. Conta ainda com as empresas parceiras Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada 2024 é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.