O reconhecimento é concedido a pessoas que se destacam por ações voltadas à gestão do capital humano e responsabilidade social. A homenagem será entregue durante a cerimônia dos prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania 2024, no dia 28 de novembro, no Gremio Nautico União, em Porto Alegre. Também será atribuído, pela primeira vez, o prêmio Destaque Empresarial Cidadania ao Sistema FIERGS por sua atuação na histórica tragédia climática que acometeu o Rio Grande do Sul.

 

A Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) homenageia como a Personalidade Top Ser Humano 2024, a diretora presidente da Fruki Bebidas, Aline Eggers Bagatini. A distinção será concedida por sua atuação como líder na empresa, além de seu trabalho voluntário como coordenadora do APL de Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari. O mérito será entregue durante a cerimônia de premiação dos vencedores do Top Ser Humano e Top Cidadania 2024, no dia 28 de novembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Interessados em participar do jantar de celebração dos prêmios podem adquirir ingresso no site www.abrhrs.org.br/top.

 

A Fruki Bebidas, que completou 100 anos de atividades em 2024, é uma das principais fábricas de bebidas do Rio Grande do Sul. Atualmente possui duas unidades localizadas em Lajeado e Paverama, com capacidade de produção de 620 milhões de litros por ano e um amplo portfólio de bebidas. De acordo com o presidente da ABRH-RS, Pedro Fagherazzi, o Personalidade Top Ser Humano é concedido a lideranças que incentivam o desenvolvimento e a valorização das pessoas como parte importante do negócio, pois é por meio delas que a empresa constrói seu crescimento. “Trata-se de uma relevante e expressiva liderança feminina que pratica este valor investindo nas pessoas, em seus colaboradores, mantendo esta cultura que é praticada desde a sua fundação, há 100 anos”, salienta.

 

Aline Eggers Bagatini é diretora presidente da Fruki Bebidas , onde atua desde 2002. Destina parte do seu tempo para o voluntariado, atuando como coordenadora do APL de Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari. Faz parte do conselho do Transforma RS, da Amcham Porto Alegre, do Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, do CITEC e do Conselho Regional do SESI. Foi presidente da Associação Comercial Industrial de Lajeado (ACIL) – Gestão 2018/2019. Seu trabalho é reconhecido pelo comprometimento com a promoção de práticas de RH inovadoras e pela dedicação ao fortalecimento da comunidade de RH no estado.

 

O Personalidade Top Ser Humano é uma homenagem que acontece desde 1998. Nas últimas edições foram agraciados: o diretor-presidente da Irani Papel e Embalagem S.A., Sérgio Ribas (2023); a diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Nadine Oliveira Clausell (2022); o presidente do Conselho de Administração da Companhia Vontobel de Investimentos, Ottomar Vontobel (2021); o diretor-geral da ICH Administração de Hotéis, Alexandre Gehlen (2019); o vice-presidente sênior das divisões de Manutenção & Performance e Otimização de Processos Industriais da Sindus ANDRITZ, Luis Binotto (2018); o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica (2017), o diretor-presidente da STEMAC, Jorge Luiz Buneder (2016); o presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Muller (2015); o diretor-presidente das Bebidas Fruki, Nelson Eggers (2014); o diretor-presidente da Ferramentas Gerais, Jorge Logemann (2013); o empresário, Ricardo Vontobel (2012); a presidente de Honra da Fundação Projeto Pescar, Rose Marie Vieira Motta Linck (2011); a presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Irmã Lúcia Boniatti (2010); o presidente da Marcopolo, Paulo Bellini (2009); e a presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher (2008).

 

Destaque Empresarial Top Cidadania

 

A ABRH-RS também irá conceder neste ano, pela primeira vez, o Prêmio Destaque Empresarial Cidadania, que tem como intuito a valorização das inúmeras pessoas, entidades e empresas que contribuíram, de alguma forma, no auxílio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O presidente da ABRH-RS, Pedro Fagherazzi, salienta que “o prêmio será entregue ao Sistema FIERGS pela sua atuação na histórica tragédia climática, mas que todas as pessoas, instituições e empresas que ajudaram aos afetados pelas cheias devem, também, se sentirem reconhecidas e homenageadas”.

 

Foram notórias as ações realizadas pelo Sistema FIERGS, como o acolhimento de centenas de desabrigados e a prestação de serviço de saúde em apoio aos municípios mais atingidos pelo programa “SESI ao Seu Lado”, incluindo a aquisição de tendas para abrigar os profissionais que realizaram esses atendimentos. Também houve mobilização no auxílio para a recuperação de até 200 escolas públicas e realizadas campanhas por intermédio do Banco de Alimentos para a arrecadação de mantimentos, produtos de higiene e limpeza e roupas de cama e banho para serem distribuídos aos atingidos pelas águas, especialmente aos que se encontravam em abrigos. “Essas e outras iniciativas promovidas pelo Sistema FIERGS deram alento e esperança aos gaúchos atingidos pelas enchentes”, conclui Fagherazzi.

 

Sobre a ABRH-RS

 

Referência nacional entre as seccionais da ABRH Nacional, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – RS acumula mais de 50 anos de atividades no Rio Grande do Sul. Com mais de mil associados entre pessoas jurídicas e físicas, a entidade atua com foco na capacitação e qualificação profissional de profissionais das áreas de gestão e pessoas. Abrange todas as questões que integram a gestão e o desenvolvimento de pessoas a partir da disseminação do conhecimento.