Aos 39 anos, Vivian Guimarães transformou uma paixão em um negócio próspero na Tijuca, Rio de Janeiro. Após anos cultivando o gosto por doces, especialmente em festas familiares, ela decidiu dar um novo rumo à sua vida profissional e se lançar no empreendedorismo. Vivian, que possui formação em Administração e decoração e design, se encontrou na confeitaria durante a pandemia.

 

Em maio de 2020, ela se matriculou no curso de Confeitaria do Instituto Gourmet na Tijuca, em um momento de incertezas e restrições devido ao lockdown. “Foi um momento de grande incerteza, porque não sabíamos de fato quando teríamos as aulas. Passados quatro meses, recebi a notícia de que começariam em setembro”, lembra ela.

 

Apesar das dificuldades, Vivian encarou o período como uma oportunidade de recomeço. Durante o curso, que concluiu em outubro de 2021, começou a vender seus primeiros doces pelo sistema de delivery, ainda sem um ponto físico. “A pandemia trouxe diversas reflexões. E uma delas foi me dar um prazo para começar”, afirma.

 

O delivery foi o pontapé inicial para a sua carreira na confeitaria, quando as vendas começaram com cookies, brigadeiros, barras de chocolate recheadas, palhas italianas e bolos, todos entregues diretamente aos clientes. Finalmente, em junho de 2024, Vivian concretizou o sonho de abrir sua própria loja física, a “Vivian Guimarães Doceria e Cafeteria”, localizada na Rua Santo Afonso, 445, na Tijuca.

 

O espaço é o resultado de muito estudo, trabalho, superação e uma visão clara de transformar seu talento em um negócio. “Empreender não é fácil em qualquer área.

 

Mas eu resolvi acreditar. Com o apoio do meu marido e família tirei os sonhos do papel e resolvi empreender na confeitaria”, afirma com orgulho. Hoje, a loja é conhecida por seus produtos mais vendidos, como cookies, banoffes, bolos gelados e no pote, tortas, coxinha de morango, kit festas entre outros que conquistaram o público local. No entanto, o caminho até aqui foi marcado por momentos inesquecíveis.

 

“Lembro que no nosso primeiro Natal funcionando, eu tive que pegar o freezer emprestado com a minha sogra para atender as encomendas”, relembra Vivian, com uma risada. A trajetória empreendedora de Vivian reflete uma realidade comum no Brasil, especialmente no setor de confeitaria.

 

Segundo dados do Sebrae, a confeitaria tem sido uma das áreas mais atrativas para novos empreendedores, com um aumento de 18% no número de negócios abertos entre 2021 e 2023.

 

No Rio de Janeiro, o cenário é ainda mais promissor, com pequenos empreendedores, como a Vivian, conquistando seu espaço em um mercado competitivo. Mesmo antes de se tornar uma confeiteira profissional, ela já nutria o desejo de trabalhar com doces.

 

“Cozinhar sempre foi uma grande paixão. E o gosto por doces começou desde nova. As festas de aniversário eram sinônimo de ir para cozinha fazer brigadeiros e bolos”, comenta ela. Entre risos e desafios, ela lembra de uma das primeiras tentativas de confeitaria.

 

“Em 2018, eu quis fazer o bolo do aniversário do meu sobrinho. Já na primeira camada, o bolo começou a tombar, porque a massa ainda estava morna. Caí no choro e tive que comprar uma torta. No fim, todo mundo comeu o bolo que eu fiz e ninguém ligou para a torta”, relembra.

 

Com o tempo e o aprendizado, Vivian aperfeiçoou suas habilidades e hoje inspira outros a seguirem o caminho do empreendedorismo na confeitaria.

 

Mesmo atuando em outra carreira por muito tempo, foi na cozinha que encontrou sua verdadeira vocação. E, como ela mesma diz, “foi em um momento de dificuldade que eu pude enxergar que um talento poderia virar uma profissão”.

 

Sobre Instituto Gourmet

 

Completando dez anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades abertas em todo o país.