Gramado terá uma nova atração turística focada na natureza: é o Gramado Natur Park. Dentro do parque (que terá 80 mil metros quadrados), haverá um aquário de 15 mil metros quadrados que está sendo desenvolvido pela empresa Seaquarium Brasil.

 

O início das obras será logo após a aprovação dos projetos e licenças e a inauguração está prevista para ocorrer em 24 meses. A localização é no Bairro Carniel entre a Avenida das Hortênsias e o Vale do Quilombo.

 

Os aquários (tanques individuais dentro do Aquário de Gramado) e os diversos componentes presentes no projeto do arquiteto Raul Milani estarão harmonizados com os contextos local e regional, através de um plano de reintrodução de espécies nativas, a cargo do especialista em paisagismo regenerativo, o agrônomo Toni Backes.

 

A Seaquarium Brasil é a empresa coordenadora e desenvolvedora dos projetos, reunindo experientes profissionais em várias especialidades, do Brasil e do exterior. Destacam-se a Clear Reef International, de Dubai, e a australiana AAT – Advanced Aquarium Technologies,

consideradas as melhores empresas do mundo neste segmento, com realizações em mais de 30 países.

 

O projeto tem a parceria do professor de Biologia, Vitor Hugo Travi. O storytelling do Aquário de Gramado irá descrever os ambientes e as espécies de rios e lagos da região e da costa sul do país, dando destaque aos espécimes de ambientes e ecossistemas locais, e valorizando a educação ambiental e o bem-estar animal.

 

“O Aquário de Gramado Natur Park é o projeto de um parque descritivo de elementos da natureza. E está incluído o aquário. As pesquisas demonstraram que Gramado é o local ideal em razão de ser um polo de grande visitação com grande afluência, e o objetivo do Natur Park é divulgação das coisas do nosso meio ambiente para visitantes do Estado e de todas as regiões do Brasil”, fala o diretor do administrativo do Seaquarium Brasil, Reni Puls.

 

  • Por Flavio Prestes