
O projeto Viva Perifa, que já transformou muros de escolas de São Leopoldo em verdadeiras galerias de arte urbana, chega agora a Porto Alegre para ressignificar escolas públicas impactadas pelas enchentes de 2024. Serão contempladas três instituições da capital: Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gustavo Armbrust, Escola Estadual Especial Recanto da Alegria e Escola Municipal Araújo Porto Alegre, localizada no bairro Sarandi, profundamente afetada pelas chuvas.
Mais do que colorir paredes, o projeto une arte urbana, acolhimento e escuta ativa, levando emoção e esperança às comunidades atingidas pelas águas. Em cada traço, abre-se a possibilidade de sonhar com um futuro diferente, onde dor e destruição dão lugar a pertencimento e novas memórias.
A primeira etapa do Viva Perifa contemplou as escolas Cândido Xavier, Castro Alves e Rui Barbosa, em São Leopoldo. Foram mais de 600 m² de muros grafitados por um coletivo de mulheres muralistas. Agora, em Porto Alegre, os murais seguem o mesmo propósito: criar galerias de arte a céu aberto, levando a arte urbana para dentro das comunidades através da grafitagem dos muros escolares.
Os temas das pinturas são escolhidos previamente pelas escolas, fortalecendo o vínculo entre artistas, professores, estudantes e famílias. A entrega das artes emociona a todos, transformando o que antes era símbolo de destruição em cores vibrantes, autoestima e fortalecimento comunitário. Mais do que revitalizar os espaços, o Viva Perifa gera trabalho e renda para artistas e comerciantes locais, valoriza a cultura periférica, desenvolve habilidades nos participantes e incentiva o protagonismo das comunidades.
Além das artes visuais, o projeto também realiza oficinas culturais e temáticas, ampliando seu impacto e contribuindo para a construção de novas narrativas coletivas.
“Estamos muito felizes em expandir o Viva Perifa para Porto Alegre, levando arte urbana e sensibilidade para mais escolas e integrando artistas locais e comunidades no processo de ressignificação e transformação dos espaços escolares. Cada mural é um ato de memória, pertencimento e esperança“, explica Andrea Moreira, CEO da Yabá Consultoria e idealizadora do Projeto Viva Perifa.
O Viva Perifa é incentivado pela Leroy Merlin, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, produzido pela Yabá Consultoria e coproduzido pela Aflora Cultural.
Redes sociais: Projeto “VivaPerifa”