Apresentação será realizada no dia 7/10, às 21h, no Salão de Atos da PUCRS

No dia 7/10, às 21h, a PUCRS Cultura promove o show Ramilonga: a estética do frio – 25 anos. A apresentação marca a passagem dos 25 anos do lançamento do álbum homônimo de Vitor Ramil, seu autor, intérprete e produtor. O show acontece no Salão de Atos Ir. Norberto Rauch, no Campus da PUCRS. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Guichê Web ou na PUCRS Store PUCRS Store (de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 21h30, térreo do Living 360º, prédio 15, Campus da PUCRS).

 

O repertório do show conta com todas as canções do álbum Ramilonga – a estética do frio (1997), obra que abriu novos caminhos à música produzida no sul do Brasil, questionando estereótipos tanto da brasilidade quanto da gauchidade e conferindo cidadania brasileira à milonga (gênero musical de origem afro-platina). O evento também apresenta canções do disco délibáb (2010), que reúne poemas do argentino Jorge Luis Borges e do sul-rio-grandense João da Cunha Vargas.

 

Para esta celebração, músicos que participaram das gravações em 1997 reúnem-se mais uma vez: além de Vitor Ramil (voz e violões de aço), estarão presentes Edu Martins (contrabaixo), André Gomes (sitar), Alexandre Fonseca (tablas e percussão) e Roger Scarton (harmonium). Na ocasição, será lançada uma nova versão do álbum, remixado, remasterizado e com uma música inédita: Milongamango, colagem feita a partir de fragmentos das músicas Milonga, Indo ao pampa e Milonga de sete cidades, junto com voz do poeta João da Cunha Vargas recitando seu poema Mango, originalmente gravado em fita cassete.

Sobre o álbum

O álbum Ramilonga – A estética do frio (1997), de Vitor Ramil, completa 25 anos de seu lançamento neste ano. Para comemorar a data, a Satolep Music lança, no dia 5/10, uma edição especial desse trabalho tão marcante na trajetória do autor.

Em tempos de música em plataformas digitais, Ramilonga reaparece também em formato físico luxuoso: um caderno de anotações que, além de páginas

brancas e quadriculadas para o usuário, contém manuscritos de Vitor Ramil, letras, fotos, e o próprio álbum, remixado e remasterizado, em CD.

A cereja sonora é o bonus track e single Milongamango, uma colagem musical de três milongas do repertório, Milonga, Indo ao pampa e Milonga de sete cidades, mais a voz do poeta João da Cunha Vargas, extraída de fita cassete, dizendo de forma comovente seu poema Mango, que Vitor Ramil também musicou e gravou no álbum délibáb (2010). A poesia de João da Cunha Vargas (1900-1980) é de marcante musicalidade. Exímio declamador, ele costumava guardar seus poemas na memória. Milongamango é uma homenagem a este grande poeta.

Milongamango abre a porta de 2022 para Ramilonga – A estética do frio, que chega com sua sonoridade aprimorada por cuidadosos trabalhos de remixagem (Walter Costa) e remasterização (Classic Master-USA). O videoclipe tem imagens de Isabel Ramil, criação e pós-produção de Taise Kodama, Mateus Ávila e Lucas Levitan e manuscritos de Vitor Ramil.

Em Milongamango brilham o contrabaixo de Nico Assumpção, o sitar de André Gomes, as tablas e bateria de Alexandre Fonseca e o harmonium de Roger Scarton. Voz e violões são de Vitor Ramil.

Sobre o artista

Vitor Ramil (1962) é compositor, letrista, cantor e escritor brasileiro. Ao longo de sua carreira, escreveu onze álbuns, como Ramilonga – A estética do frio (1997) e Campos Neutrais (2017). Suas canções foram interpretadas por artistas como Mercedes Sosa, Chico César, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Ney Matogrosso e Gal Costa. Já venceu dezoito vezes o Prêmio Açorianos e recebeu dois Prêmios da Música Brasileira: Melhor Cantor Voto Popular (2008) por Satolep Sambatown e Melhor Cantor Regional (2011) por délibáb. Em 2019, estreou Avenida Angélica, espetáculo de canções inéditas compostas a partir de poemas de Angélica Freitas.

Serviço

O quê: Show Vitor Ramil – Ramilonga: A estética do frio – 25 anos

Data: 7/10

Horário: 21h

Local: Salão de Atos Ir. Norberto Rauch – Campus da PUCRS

Ingressos: Adquiridos pelo site Guichê Web ou na PUCRS Store PUCRS Store (de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 21h30, térreo do Living 360º, prédio 15, Campus da PUCRS).