Tendência de mercado mundial, as bebidas sem álcool têm atraído cada vez mais adeptos, seja pela busca de um estilo de vida mais equilibrado ou pelas restrições de saúde ou de religião relacionadas ao consumo de álcool. O movimento impulsionado no Brasil especialmente por consumidores da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) chama a atenção de fabricantes e varejistas para ampliar a oferta na categoria.

 

De olho nessa fatia de mercado, a Cooperativa Vinícola Aurora, investe há cinco anos no segmento. Para saciar a sede dos consumidores por novidades, a marca amplia o portfólio das bebidas sem álcool com o lançamento do tinto Aurora Zero Cabernet Sauvignon e Merlot e do branco Aurora Zero Riesling Itálico. Com a expansão,a companhia tem a expectativa de que a linha encerre o ano com crescimento de 100% nas vendas na comparação a 2023.

 

Elaborados à base de suco de uvas viníferas, os produtos não sofrem o processo de fermentação da fruta, permanecendo sem álcool. As bebidas são embaladas em garrafa de vidro e fechadas com tampa rosca, facilitando o consumo. Com distribuição para todo o Brasil, serão comercializadas em varejos, atacados e e-commerces, incluindo o da própria Aurora, ao preço médio de R$ 30.

 

Além dos dois novos rótulos, a Cooperativa Vinícola Aurora já conta com os consagrados Aurora Zero Álcool Branco e o Aurora Zero Álcool Rosé, lançados em 2019 e 2023, respectivamente. Elaborado à base de suco de uva levemente gaseificado, ambos os produtos possuem apresentação similar à de um espumante, em uma garrafa de vidro transparente de 750ml e fechamento com rolha tradicional.

 

Boa aceitação do consumidor

Tanto os homens como as mulheres aderem cada vez mais à categoria de produtos zero álcool, como aponta o estudo ‘O Dossiê das Bebidas’, realizado pela MindMiners. O levantamento revela que pelo menos a metade da geração Z já é adepta aos itens não alcoólicos.

 

Com a boa aceitação por parte dos consumidores, o diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, Rodrigo Arpini Valerio, evidencia as excelentes projeções de expansão na categoria, o que permite ampliar ainda mais a presença da marca no varejo.

 

“Estamos sempre atentos às tendências mundiais, que indicam redução para o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente entre as novas gerações, e nos mostram importantes caminhos a seguir. Além da ampliação da linha Aurora Zero, ainda neste ano faremos outros lançamentos de uma marca consagrada, o Keep Zero Álcool”, adianta.

 

No Brasil, entre os principais mercados consumidores da linha Aurora Zero estão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os produtos sem álcool também possuem forte demanda para a exportação, tendo como principal mercado a China. O faturamento desse segmento para o Exterior representa 70% do total das exportações da marca.

 

Pauta: MCom Comunicação

Linha Aurora Zero – Crédito Eduardo Benini