Cinquentenária no Brasil, vinícola renova roupagem, unindo tradição e inovação

 

A Vinícola Almadén, que tem meio século de história no Brasil, celebra uma nova fase durante a Wine South America 2025 com a apresentação de sua identidade visual renovada. A mudança, iniciada com o lançamento de três rótulos comemorativos em 2024, agora se estende à toda linha de varietais da marca, que passa a contar com uma cara mais moderna, com desenhos feitos à mão que ilustram a trajetória da empresa desde sua origem. A novidade começa pelo Almadén Cabernet Sauvignon Safra 2024.

 

A apresentação de rótulos comemorativos aos 50 anos da marca no Brasil no ano passado com os vinhos Almadén Marselan, Almadén Tempranillo e Almadén Gewürztraminer, foi tão bem recebida pelo mercado que a empresa decidiu aplicar o conceito em toda a linha de varietais. “A Almadén é um universo de possibilidades dentro do nosso grupo. É uma marca forte, com uma história rica e uma capacidade enorme de se reinventar. Essa nova identidade visual representa muito bem esse espírito: moderno, acessível, mas com raízes bem fincadas na tradição da vitivinicultura brasileira”, afirma Adriano Miolo, Diretor Superintendente da Miolo Wine Group.

 

A nova roupagem traz elementos desenhados à mão, valorizando o nome da uva de forma clara e objetiva, o que facilita a identificação no ponto de venda e reforça a comunicação com o consumidor. Ao mesmo tempo, mantém a imagem do Deus grego Mercúrio, símbolo que sempre esteve presente nos rótulos da Almadén, agora em traços que dialogam com o presente sem romper com o passado.

 

A Almadén chegou ao Brasil em 1973 como um projeto inovador, sendo uma das pioneiras no plantio de uvas viníferas em grande escala no país e também destacando-se por ser a primeira vinícola a lançar um amplo portfólio de vinhos varietais. Com sede em Santana do Livramento (RS), no coração da Campanha Central, a vinícola desempenhou papel fundamental na consolidação da vitivinicultura brasileira moderna. Na Wine South America 2025, a Almadén não apenas exibe seus novos rótulos, mas também reafirma seu compromisso com a evolução, sem perder a essência que a transformou em referência nacional ao longo das últimas cinco décadas.

 

Pioneirismo da Almadén

 

Precursora na tecnologia de aço inox, no controle de temperatura na fermentação, na introdução da prensagem pneumática contínua e na implantação da colheita mecânica, a Almadén tem uma capacidade total de estocagem de 8,5 milhões de litros. A vinícola tem mapeado todos os seus vinhedos cultivados em espaldeira, em 450 hectares de um total de 1.200 hectares da propriedade. A empresa preserva, ainda, a história de 150 hectares com vinhas de mais de 45 anos (vinhas velhas).

 

É desta propriedade que nasce toda diversidade e tipicidade da Campanha Central. Hoje, carregando o nome da marca, são 11 vinhos varietais secos, sendo sete tintos – Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Marselan, Merlot, Shiraz, Tannat e Tempranillo – e quatro brancos – Chardonnay, Gewürztraminer, Riesling e Sauvignon Blanc – e três suaves – o branco Ugni Blanc, o tinto Cabernet e o rosé Cabernet. Simultaneamente, a empresa segue fazendo novas pesquisas no terroir, somando mais de 25 variedades de uvas.

 

LINHA DO TEMPO ALMADÉN NO BRASIL

 

Década de 1970 – Início dos trabalhos na região de Santana do Livramento, quando se apostou no grandioso projeto de produção de vinhos finos no Brasil.

 

1973 – Fundação da Vinícola Almadén no Brasil.

 

1980 – Construção da adega.

 

1982 – Primeira safra.

 

1984 – Lançamento da marca.

 

1986 – Marca assume a liderança no mercado.

 

1993 – Lançamento no mercado brasileiro dos primeiros varietais finos com a marca Almadén.

 

2005 – Comemoração dos 30 anos da marca.

 

2009 – Miolo adquire marca Almadén fazendo reformulação de vinhedos e rótulos e apresentação dos produtos

 

2011 – Introdução da colheita mecânica, pioneira no país

 

2021 – Conquista da IP Campanha Gaúcha

 

2022 – Inauguração do Complexo Enoturístico Almadén com a implantação do primeiro Free Shop de vinhos do Brasil em uma vinícola

 

2023 – 50 anos da Almadén no Brasil – Lançamento do Roteiro Expedição Lendária

 

2024 – Inauguração do Trem do Pampa com visitação na Vinícola Almadén

 

2025 – Apresentação da nova identidade visual do portfólio