
Combinar o corte certo com o vinho adequado faz toda a diferença à mesa
É praticamente unânime a percepção de que os dias mais frios casam, perfeitamente, com um bom vinho. Cada tipo de prato pode harmonizar com os mais diferentes rótulos entre tintos encorpados, tintos mais leves, espumantes, brancos e rosés. Os cortes de carne vermelha, por exemplo, harmonizam especialmente bem com tintos mais estruturados.
Na casa de parrilla do Pobre Juan, em Porto Alegre, uma charmosa adega ocupa posição de destaque no salão, com mais de 130 rótulos de diferentes países e origens. A carta de vinhos oferece produtos cuidadosamente selecionados para acompanhar os sabores marcantes das carnes. “Entre os destaques, estão os feitos com uva Malbec, emblemática na Argentina, que revelam todo o seu potencial quando servidos ao lado de carnes grelhadas com sabor intenso, como o Bife Pobre Juan. Eles também harmonizam muito bem com cortes com osso, como o Tomahawk e o Porterhouse, que pedem alternativas robustas e aromáticas”, indica Enrique Ribeiro, gestor da casa.
Outra excelente escolha são as opções de Cabernet Sauvignon, que combinam com um prato muito apreciado da casa: o Bife de Chorizo, corte especial do lombo com leve capa de gordura, proporcionando uma experiência equilibrada entre suculência e taninos marcantes. Já para os pratos de carne branca — como o Salmão e o Pirarucu Amazônico — a sugestão é optar por vinhos brancos leves e frescos, como os produzidos com a uva Sauvignon Blanc, que valorizam a delicadeza e textura dessas receitas.
Na carta do Pobre Juan, contém rótulos de origens reconhecidas pela bebida, como Argentina, Chile, Itália, Brasil, Espanha, Portugal e França, além de sugestões de origens inusitadas, como África do Sul, Israel, Austrália e Grécia. A marca traz, ainda, uma seleção especial de garimpos únicos, com produções de quatro bodegas boutique de conceito familiar, verdadeiras obras concebidas em terroirs únicos onde a Malbec se expressa de maneira ímpar. O Pobre Juan importa diretamente das Bodegas La Coste, Bodega Otero Ramos, Bodega Staphyle e Finca Mevi. “Esses vinhos são um convite a momentos prazerosos à mesa nestes dias frios do inverno gaúcho”, resume Enrique.
Sobre o Pobre Juan
Inspirado nas típicas casas argentinas, o restaurante Pobre Juan é uma das mais renomadas casas de carnes no País e ficou famoso por sua parrilla, cortes de carnes especialmente selecionados, seu ofurô de cervejas e excelência na carta de vinhos.
A marca foi criada em 2004, com a casa do bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, a partir do desejo de um grupo de amigos em saborear boas carnes assadas na grelha, em um ambiente agradável e confortável. Atualmente, o grupo possui 16 unidades no Brasil, nas cidades de Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Manaus e Belém.
Em Porto Alegre, conta com uma equipe com cerca de 30 pessoas que trabalham com excelência para entregar experiências únicas aos seus clientes. Com uma decoração elegante e ambiente intimista, o destaque da casa fica por conta da parrilla, estrategicamente posicionada para ser vista de qualquer canto do salão, que fica no BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300).