Município inaugura 10 Pontos de Entrega Voluntária em parceria público-privada com o programa Vidro vira Vidro

 

Flores da Cunha (RS) dá mais um passo rumo à sustentabilidade. Município inaugura 10 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para coleta de embalagens de vidro, por meio do Programa Vidro Vira Vidro, iniciativa que reúne Prefeitura de Flores da Cunha, Verallia e Vidrofix, em uma parceria para fomentar a reciclagem e reduzir o descarte inadequado do material.

 

O programa, criado e idealizado pela Verallia, multinacional francesa produtora de embalagens de vidro), busca ampliar a captação de vidro pós-consumo em diferentes cidades brasileiras. O material recolhido nos PEVs é destinado à reciclagem na fábrica da Verallia, em Campo Bom (RS), sendo reinserido no ciclo produtivo da própria indústria.

 

Em Flores da Cunha, a parceria foi formalizada por meio de edital de chamamento sem transferência de recursos. Nesta parceria, a Verallia fornece os PEVs, a Prefeitura disponibiliza os espaços públicos para instalação, e a Vidrofix é responsável pelo processo logístico do vidro coletado até a indústria vidreira, a Verallia, garantindo um ciclo fechado de reciclagem.

 

Segundo a secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Flores da Cunha, Rosiane Machado Pradella a chegada do programa reforça o compromisso da cidade com práticas sustentáveis:

 

“A chegada do Programa Vidro Vira Vidro a Flores da Cunha é um convite para que toda a comunidade participe ativamente da separação correta dos resíduos. Cada garrafa e cada pote destinados aos novos pontos de coleta representam menos material descartado de forma inadequada e mais cuidado com o nosso meio ambiente. Quando separamos o vidro, contribuímos para reduzir o volume de rejeitos e fortalecemos uma cultura de responsabilidade ambiental que começa em casa e faz diferença em toda a cidade.”

 

O Programa Vidro Vira Vidro, criado em 2021, já apresenta resultados expressivos em todo o país. Em 2024, foram recicladas 5.198 toneladas de vidro, um aumento de 33% em relação ao ano anterior.

 

“A ampliação dos pontos de coleta reforça nosso compromisso em tornar a reciclagem de vidro cada vez mais acessível e em promover, junto à sociedade, uma economia verdadeiramente circular”, afirma Quintin Testa, Diretor Geral da Verallia para América Latina.

 

Com a chegada dos novos pontos em Flores da Cunha, a iniciativa amplia o alcance da reciclagem no Rio Grande do Sul e reforça o compromisso conjunto entre poder público e iniciativa privada em prol da sustentabilidade.

 

Sobre a Verallia

 

Na Verallia, nosso propósito é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Com mais de 11 mil colaboradores e colaboradoras e 34 fábricas em 12 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor mundial de embalagens de vidro para alimentos e bebidas. Oferecemos soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo.

 

Em 2024, a Verallia produziu cerca de 16 bilhões de garrafas e potes de vidro e registrou receita de € 3,5 bilhões A Verallia está listada no compartimento A do mercado regulamentado da Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e está incluída nos seguintes índices: CAC SBT 1.5°, STOXX600, SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable.

 

No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br.