
País também está entre os cinco com maior participação em viagens de casamento, segundo levantamento global da plataforma.
Viajar a dois continua sendo uma das experiências mais desejadas pelos brasileiros. De acordo com levantamento* global da Booking.com – empresa de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo –, 47% dos viajantes do país pretendem fazer pelo menos uma viagem de lazer em 2025 ao lado de um parceiro ou parceira. O interesse por experiências a dois se mostra contínuo, pois também marcou o comportamento de viagem em 2024, quando 51% já haviam feito esse tipo de roteiro.
A pesquisa mostra que esse tipo de viagem ultrapassa gerações: 51% da Geração Z, 53% dos Millennials e 46% da Geração X embarcaram com um par no último ano. Entre os brasileiros que vivem com a pessoa amada, 82% fizeram pelo menos uma viagem juntos – reflexo de como o turismo em par segue forte, especialmente entre quem compartilha a vida no dia a dia.
Esses momentos compartilhados também ganham significado emocional: para 58% dos brasileiros, as viagens em casal são oportunidades para comemorar marcos especiais, como aniversários e datas de relacionamento. Mas, como em toda convivência, nem sempre tudo sai como planejado. As principais divergências entre casais que viajaram juntos em 2024 envolveram a escolha das datas (27%), o ritmo da viagem (25%), interesses diferentes (23%) e o destino (22%).
Destination weddings e viagens por amor
O levantamento também apontou o crescimento dos chamados “destination weddings”, cerimônias de casamento realizadas em destinos fora da cidade de origem. Em 2024, 47% dos brasileiros que viajaram para eventos participaram de um casamento fora de sua cidade – porcentagem que se mantém entre os Millennials e a Geração Z, e sobe para 49% entre a Geração X. Esse percentual coloca o Brasil entre os cinco países com maior participação global nesse tipo de viagem, à frente de mercados como Reino Unido (40%), Estados Unidos (41%) e Argentina (29%).
E não é só pela festa: 31% afirmam que o fato de ser uma “destination wedding” foi um dos principais motivos para fazer a viagem. Entre os fatores que mais motivaram os brasileiros a viajar para um casamento, estão o desejo de celebrar com o casal (77%), a chance de reencontrar entes queridos (59%) e a ideia de aproveitar uma pequena folga ao redor da cerimônia (34%). Além disso, 33% participaram de eventos pré-nupciais, como despedidas de solteiro(a), e 59% tiveram um papel ativo na cerimônia, como padrinhos ou madrinhas.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com 32.106 entrevistados de 32 países, incluindo o Brasil. Para participar, os indivíduos deveriam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, além de estar planejando outra viagem nos próximos 12 meses. Levantamento realizado online em janeiro de 2025.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.