
Théo Amon, doutor em letras, tradutor e crítico literário, será o palestrante de Victor Hugo na Encruzilhada. E na sequência será exibido o filme Os Miseráveis, de Ladj Ly
VERSO – Centro Cultural Itinerante chega ao Brasil para o encerramento da Temporada Cruzada Brasil/França, trazendo um evento que celebra uma das mais importantes contribuições da França para o mundo: a cultura como veículo de transformação social. O dia 16 de outubro, no CHC Santa Casa, em Porto Alegre, será em homenagem ao visionário e humanista expoente da literatura Victor Hugo. Será também um momento para que o público conheça o percurso do VERSO na capital francesa, como evento oficial da “Saison Brésil en France”, que incluiu exposições, shows, debates, palestras e filmes.
Na ocasião será lançado o site Standall Média, uma plataforma permanente de conteúdo de jornalismo cultural desta importante conexão entre os dois países. O evento contará com a presença da idealizadora, curadora e diretora dos projetos Verso e Standall, Rosângela Meletti, gaúcha radicada em Paris; e Dedé Ribeiro, uma das artistas que expôs em Paris e diretora da Liga Produção Cultural, de Porto Alegre. Toda a programação tem o patrocínio do BNDES.
A programação se inicia com a palestra de Théo Amon, Victor Hugo na Encruzilhada – Um humanista na intersecção de épocas, estéticas e gêneros literários, às 16h30min. Victor Hugo (1802-1885) foi um articulador entre a estética romântica e a realista, entre o intelectual refinado e o homem público. A relevância de sua atuação por uma literatura que se quer social, mas sem comprometer a integridade estética, fez dele um autor-chave do século XIX e um dos definidores da cultura francesa republicana. Em sua fala, Théo Amon trará elementos de teoria literária, da história dos gêneros e das estéticas clássica, romântica e realista para situar melhor os ouvintes no universo de “Os Miseráveis” e seu autor.
Théo Amon é Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tradutor de inglês, alemão, francês, espanhol e italiano, revisor de português e crítico literário. Atualmente faz pós-doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo (USP). Seus temas de pesquisa são: romance, narrativa, história da literatura, realismo e teorias literárias do século XX.
Na sequência, será exibido Os Miseráveis de Ladj Ly, primeiro longa-metragem da cineasta, premiado no Festival de Cannes, vencedor de quatro prêmios César e indicado ao Oscar. O filme descreve o cotidiano de uma equipe da brigada anticriminalidade de Montfermeil, em Seine-Saint-Denis. No centro das tensões entre os diferentes grupos do bairro, os policiais cometem um erro grave. Com um estilo documentário de forte narrativa de urgência social, o drama político francês de Ladj Ly traz um retrato intenso e provocador das tensões entre a população e a polícia, inspirado nas manifestações que aconteceram em 2005 em Paris. Ligada ao coletivo Kourtrajmé, a cineasta fez um filme influenciado pela cultura hip-hop, tanto na imagem quanto no som.
Programação:
16h30h – Victor Hugo na encruzilhada – Um humanista na intersecção de épocas, estéticas e gêneros literários
18h30 – Apresentação do VERSO e lançamento do STANDALL
19h – Projeção do filme “Os Miseráveis” de Ladj Ly
Ficha técnica:
Théo Amon – Palestrante
Rosângela Meletti – Diretora do projeto
Dedé Ribeiro – Produtora
Francisco Dittrich – Produtor
Fernanda do Carmo – Produtora
Debi Meyer – Produtora
VERSO – Centro Cultural Itinerante
Dia 16 de outubro, a partir das 16h30
Centro Histórico Cultural Santa Casa – Av. Independência, 75
Entrada franca
Ingressos gratuitos Victor Hugo na Encruzilhada:
https://bit.ly/3IN6FwY
Ingressos gratuitos filme Os Miseráveis, de Ladj Ly:
http://bit.ly/4ntofFn
Patrocínio BNDES