Cerca de 80% dos passageiros que movimentaram os aeroportos brasileiros voaram para destinos nacionais; festas de fim do ano devem contribuir ainda mais para esse crescimento
A União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos) avalia positivamente os dados divulgados pelo Ministério do Turismo, que apontam um aumento significativo no fluxo de turistas nos aeroportos brasileiros em setembro. Cerca de 10 milhões de passageiros cruzaram os aeroportos do país, dos quais aproximadamente 80% escolheram destinos nacionais. Esse volume representa um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 7,9 milhões de passageiros e registrando o maior índice mensal da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), iniciada em 2000.
O presidente da Unedestinos, Toni Sando, avalia que esses avanços refletem não só o esforço para fortalecer as viagens domésticas e aprimorar a infraestrutura turística, como também o trabalho das organizações de Visitors e dos Conventions Bureaus de destinos em promover atrativos locais. Esse esforço coletivo, segundo ele, contribui para estimular o interesse do turista brasileiro em conhecer seu próprio país. “O trabalho do governo em ampliar a conectividade entre os destinos deu frutos importantes, mas nada disso seria possível sem a atuação efetiva das entidades de destinos e de toda cadeia produtiva de turismo, viagens e eventos. Este esforço coletivo têm desempenhado um excelente papel ao potencializar as regiões, o que gera empregos e impulsiona o desenvolvimento da economia local”, destaca.
Reabertura do aeroporto
Com a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, após cerca de cinco meses de interrupção das operações devido às fortes enchentes no Rio Grande do Sul, a expectativa é positiva. A retomada integral do transporte aéreo de passageiros está programada para 16 de dezembro, quando o aeroporto estará totalmente liberado para voos nacionais e internacionais. Toni considera a reabertura do aeroporto um impulso essencial para o turismo e a economia local: “Com essa retomada, garantimos mais comodidade e eficiência nos deslocamentos de turistas e participantes, além de dar um passo fundamental para fortalecer a recuperação econômica da região”
Com a retomada dos voos em Porto Alegre, a expectativa é que o recorde de 8 milhões de visitantes, alcançado em 2023, seja superado, favorecendo a economia local, gerando empregos no setor hoteleiro, de alimentação e comércio, e alavancando o turismo da região. Só no Natal Luz de Gramado, principal evento da época, a expectativa é receber 2,1 milhões de turistas. “O Natal Luz de Gramado é um dos eventos mais emblemáticos do Brasil, que fortalece a imagem da região como um destino de experiências únicas. Essa celebração é um exemplo do potencial dos eventos temáticos para criar momentos marcantes e reforçar a atratividade turística do nosso país”, reforça o presidente.
O fim do ano também traz uma movimentação significativa na economia, com um grande número de pessoas viajando para o Nordeste e Rio de Janeiro, destinos tradicionais para as celebrações de Réveillon. “As viagens de fim de ano já fazem parte da rotina de muitos brasileiros, e nossa expectativa é que cada vez mais pessoas se interessem em visitar os destinos nacionais, aproveitando a diversidade que o Brasil oferece”, afirma Toni.