
Além das dezenas de bolsas internacionais que serão distribuídas no evento, Festival Internacional de Dança de Porto Alegre leva para o Bourbon Country Shopping os futuros talentos e quem admira a dança, sem importar a idade. Evento será realizado de 25 a 31 de agosto.
A inclusão é uma das marcas registradas do Festival Internacional de Dança de Porto Alegre – FIDPOA. O evento, que chega à quarta edição, já distribuiu mais de 400 bolsas de estudos internacionais nos anos anteriores. E a inclusão vai além do palco do Teatro do Bourbon Country, onde o festival será realizado de 25 a 31 de agosto, com mais de 1.700 bailarinos do Brasil e da América Latina.
A idealizadora e diretora do FIDPOA, Carlla Bublitz, destaca a importância da iniciativa que inverte a lógica tradicional e traz ao Brasil alguns dos principais nomes do mundo da dança para descobrir, reconhecer e promover os talentos daqui. “Uma sociedade mais justa e mais bela se constrói com oportunidades e inspiração”, ressalta.
O 4º FIDPOA – Festival Internacional de Dança de Porto Alegre será realizado de 25 a 31 de agosto no Teatro do Bourbon Country. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e Grupo Zaffari, com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio master do Grupo Zaffari, patrocínio da Lactalis Brasil e do Agibank, e apoio cultural do Icatu Seguros e da Rodoil.
Os mais novos
No segundo andar do mall, o Espaço Kids FIDPOA vai receber os talentos do futuro da dança, com apresentações de crianças de projetos sociais, de escolas públicas, de escolas de dança da Região Metropolitana de Porto Alegre, além dos pequenos bailarinos do Ballet Vera Bublitz. “É uma forma de acolher as futuras gerações da dança, com duas apresentações diárias. Os participantes desse espaço terão ainda acesso à Mostra Competitiva, que acontecerá no Teatro do Bourbon Country, como forma de inspiração para seus próximos passos na dança e na vida”, destaca Carlla Bublitz.
Entre os grupos convidados estão os integrantes do Projeto Aspirantes de Cristo, uma iniciativa social fundada há 17 anos, que beneficia crianças e adolescentes de bairros como Morro Santana, Mario Quintana e Rubem Berta, em Porto Alegre. Atualmente, 120 alunos são atendidos em atividades de contraturno. Lá, sem custo algum, eles recebem as refeições e aulas de futebol, artes, dança. E são esses alunos que ocuparão o Espaço Kids FIDPOA com duas coreografias. “É uma grande oportunidade de mostrar a essas crianças que eles podem chegar lá e, quem sabe, ocupar o palco principal de um festival internacional de dança”, reconhece Bruna Souza dos Santos Oliveira, coordenadora do projeto Aspirantes de Cristo.
A expectativa é compartilhada pelas bailarinas que estudam no Ballet Giovana Lagasse, de Viamão. Há 8 anos, Giovana vem desmitificando a ideia de que o ballet é uma arte de elite ao levar essa expressão para diversas crianças e jovens de escolas da cidade. Para o espaço no Bourbon Shopping Country, a professora de dança preparou dois duos que vão fazer apresentações de ballet e jazz. “É o início de uma jornada para elas se sentirem presentes em um ambiente tão importante e democrático como o FIDPOA”, aponta.
Alunos do projeto de dança do Colégio Luterano de Paz, no bairro Sarandi, em Porto Alegre, também terão espaço no Bourbon Country Shopping. Ao todo, 45 estudantes participam de aulas de ballet e jazz oferecidas na escola. O grupo já esteve presente no festival CBDD KIDS, organizado pela diretora Carlla Bublitz, e se prepara para prestigiar o FIDPOA pela primeira vez. “Estar no FIDPOA é mostrar os sonhos que elas podem realizar com o ballet”, observa a professora do projeto, Gabriela Amaral.
Além do Ballet Giovana Lagasse, de Viamão, do Colégio Luterano da Paz e do Projeto Social Aspirantes de Cristo, de Porto Alegre, o Espaço Kids FIDPOA vai contar com apresentações do Sou Centro de Artes, do Studio Bailarinando, da Suzana D’Avila Studio de Dança, e da Escola Municipal Eugênia Conte, do Grupo Tchê UFRGS, também de Porto Alegre; e da Casa de Cultura e Arte, de Guaíba, do Grupo Expressão de Rua, de Alvorada, da Agnes Tavares Studio de Dança, de Canoas, ONG Sol Maior de Porto Alegre; e do Grupo de Dança Rei Jesus, de Novo Hamburgo.
Os mais velhos
Se nos espaços do Bourbon Country Shopping vão brilhar os talentos do futuro e as revelações da dança, na plateia um público que tem muitas histórias para contar também deve se emocionar. São os vovôs e vovós do Asilo Padre Cacique, convidados de honra para a Gala de Abertura do FIDPOA, que será realizada na segunda-feira, 25 de agosto, às 20 horas, no Teatro do Bourbon Country. Eles virão para o espaço com o apoio do Instituto Combustível para a Vida, da Rodoil, uma das empresas patrocinadoras do evento.
“Desejamos que este evento inspire a todos nós – empresários, artistas, pais e comunidade – a seguirmos acreditando no que é essencial: educação, cultura e humanidade”, conclui Carlla.
4º FIDPOA – Festival Internacional da Dança de Porto Alegre
Data: 25 a 31 de agosto
Local: Teatro do Bourbon Country
Informações: www.fidpoa.com
Instagram: Festival Internacional de Dança de Porto Alegre
Ingressos para a Noite de Abertura e Gala de Encerramento a partir de R$ 50
Início das vendas: 11 de agosto na bilheteria do Teatro do Bourbon Country e no site https://uhuu.com/
Ingressos para a Mostra Competitiva
Disponíveis somente na bilheteria física de 25 a 31 de agosto
Meia entrada para todas as categorias previstas na lei.
GRUPO ZAFFARI
Faz parte dos princípios do Grupo Zaffari, empresa com 90 anos de fundação, investir na cultura como forma de participação social e interação com as comunidades onde atua. Ao longo de sua trajetória, a empresa vem realizando um diversificado conjunto de projetos ligados a música, literatura, artes plásticas e entretenimento, incluindo a edificação de duas casas de espetáculo, o Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, e o Teatro Bradesco, em São Paulo. Há 38 anos, patrocina a série Concertos Comunitários, responsável por levar apresentações musicais para milhares de pessoas no Estado. Na literatura, produz e distribui a série de livros “Dicionários”, que, a cada volume, homenageia a vida e a obra de um grande autor de projeção nacional ou mundial, e que se encontra em sua 20ª edição. O Grupo Zaffari patrocina ainda grandes projetos culturais, como o festival de artes cênicas Porto Alegre em Cena, as Feiras do Livro realizadas em Porto Alegre, Gravataí, Canoas e Viamão, e o Festival Internacional de Dança de Porto Alegre.