Segundo pesquisa da Food Consulting, praticidade e economia impulsionam a demanda dos consumidores. Alinhada a essa tendência, Perdigão Meu Menu amplia portfólio com novas opções completas de pratos prontos

 

A busca por conveniência continua crescendo na mesa dos brasileiros. Segundo levantamento da Food Consulting* encomendado pela BRF e realizado com consumidores de todo o país entre maio e junho de 2024, um em cada três brasileiros já inclui pratos congelados em sua rotina, consumindo esse tipo de refeição ao menos uma vez por semana. Entre os motivos, praticidade (31%) e facilidade no dia a dia aparecem como os principais fatores que impulsionam essa escolha, além da economia (27%), tempo reduzido para refeições (25%) e do interesse em ter uma alimentação mais saudável e equilibrada (24%). Para grande parte dos entrevistados, os pratos prontos se consolidam como alternativa a almoços feitos em casa ou mesmo fora, em restaurantes.

 

Atenta às principais movimentações do mercado, a Perdigão — marca de alimentos mais escolhida do Brasil e com mais de 90 anos de tradição na mesa dos brasileiros — desenvolveu inovações para quem busca aliar sabor e praticidade na rotina: os novos pratos prontos da linha Perdigão Meu Menu. Entre os lançamentos, estão opções tradicionais, que, junto ao portfólio já existente, ampliam a escolha para cada dia da semana. O consumidor encontra receitas como Frango Cremoso com bacon e arroz com brócolis, Strogonoff de Frango e arroz branco, Lombo Suíno e arroz com cenoura, Feijoada e arroz com couve, além de uma versão de Feijoada individual servida em bowl. Todas as opções oferecem o sabor de feito em casa, são livres de adição de conservantes e contam com uma composição equilibrada e nutritiva.

 

“As inovações da linha Perdigão Meu Menu vão além da praticidade: refletem nosso compromisso constante em atender às necessidades e oferecer soluções que impactam o cotidiano dos consumidores. Ao longo de mais de nove décadas, construímos uma relação de confiança com as famílias brasileiras, não apenas pela tradição, mas pela capacidade de inovar e acompanhar a evolução das suas rotinas, sempre preservando a essência da marca de proporcionar momentos de socialização unidos pelo sabor, o nosso ‘Sabor de Comer Juntos’. Entendemos que, atualmente, conveniência, qualidade e equilíbrio são valores indispensáveis, e é exatamente isso que buscamos entregar em cada lançamento”, destaca Marina Secaf, gerente executiva de Marketing da Perdigão.

 

Quando o foco é a marmita, 48% dos entrevistados afirmam consumir entre 3 e 10 vezes por mês, enquanto 30% ultrapassam 11 refeições mensais nesse formato. O hábito é mais frequente entre mulheres, pessoas de 27 a 42 anos, e moradores da região Sudeste. Além de ser mais presente nas classes A, B e C do que nas classes D e E.

 

Entre as principais ocasiões de consumo, o almoço durante a semana lidera a preferência, mencionado por 62% dos participantes. Já 29% optam pelo almoço aos finais de semana, e 14% preferem a marmita à noite no sábado ou domingo. O local de trabalho é o ambiente mais comum para a refeição (55%), seguido por em casa, fora do horário de trabalho (42%) e em casa durante o home office (25%).

 

Quanto às preferências, a culinária brasileira é a mais citada (56%), acompanhada por pratos à base de carnes, aves e saladas. O estudo também mostra equilíbrio entre marmitas preparadas em casa e as compradas prontas, com metade dos consumidores optando por cada formato.

“Para desenvolver produtos que realmente correspondam às expectativas do consumidor, mantemos um processo contínuo de escuta ativa e monitoramento de tendências. Colocar o consumidor no centro de nossas decisões é fundamental: buscamos compreender profundamente seus hábitos, desejos e necessidades por meio de pesquisas detalhadas e diálogo constante. Essa abordagem nos permite inovar com assertividade e relevância, garantindo lançamentos alinhados não apenas às demandas do mercado, mas principalmente às pessoas que confiam na nossa marca”, finaliza Secaf.

 

*A pesquisa contou com a participação de 1.083 consumidores de todo o país, entre homens e mulheres acima de 16 anos, das classes A, B, C e D.

 

Sobre a Perdigão

 

A Perdigão está presente na casa do consumidor há nove décadas e acredita nas relações humanas para celebrar as refeições, sejam em ocasiões especiais ou situações cotidianas. Com o posicionamento ‘Sabor de Comer Juntos’, a marca tem em seu portfólio opções democráticas que atendem diferentes públicos e ocasiões de consumo, que vão desde café da manhã, passando pelo almoço, lanches até o jantar.