Viajar para correr tem se tornado mais do que uma tendência. É uma forma de unir saúde, lazer e descobertas. Segundo o relatório anual da Accor, as viagens com foco em atividades esportivas estão entre as principais apostas do turismo para 2025. Nos últimos 12 meses, as buscas por “férias fitness” cresceram 50%, refletindo o desejo crescente das pessoas de incluir bem-estar e aventura em seus roteiros.

 

O turismo de corrida se destaca nesse cenário, especialmente entre os brasileiros. Dados da Revista Tendências do Turismo 2025, do Ministério do Turismo, mostram que 40% dos viajantes com idades entre 25 e 34 anos pretendem se deslocar para participar ou assistir a competições esportivas, dentro e fora do país. A Collinson, empresa que administra salas VIP em aeroportos de todo o mundo, também aponta um aumento na movimentação motivada por esses eventos. A corrida, que já é símbolo de superação pessoal, agora também se consolida como motor de viagens. Isso movimenta hotéis, companhias aéreas, agências de turismo e o comércio local das cidades-sede.

 

De acordo com a OA Eventos, empresa de eventos do Grupo EP, são mais de 4 milhões de reais movimentados em um final de semana de forma direta pela Corrida Integração, maior corrida de rua do interior paulista, além de mais de 2 milhões de forma indireta. A Corrida Integração acontece em Campinas e envolve mais de 500 profissionais diretamente ou são contratados temporariamente para atender à corrida. No ano passado, a prova recebeu participantes de 40 cidades diferentes, vindos de 6 estados do país.

 

Para comentar sobre esse fenômeno, temos à disposição o Caio Maciel, gerente de marketing de produtos do Grupo EP, responsável pela Corrida Integração.

 

CORRIDA INTEGRAÇÃO 40 ANOS

 

A 40ª edição da Corrida Integração poderá ser acompanhada pela EPTV e integra um calendário especial de atividades, elaborado para envolver os participantes e celebrar a trajetória desta prova histórica. Com o novo percurso, serão realizados dois dias de provas: no sábado, caminhada, corrida kids e percurso de 5 km; no domingo, percursos de 10 km e 21 km (meia-maratona). Há também a parceria entre a Meia Maratona de Campinas, com o desafio das Majors do Interior: o atleta que concluir as duas meias, receberá um reconhecimento extra. Outra atração é o Desafio das Andorinhas, no qual os participantes que completarem os 5 km no sábado e 10 km ou 21 km no domingo ganharão um reconhecimento especial. O calendário de comemorações também conta com a EXPO, um centro de exposições com estandes de marcas, vendas de produtos próprios, experiências e entrega de kits.

 

De acordo com a OA Eventos, empresa de eventos do Grupo EP, são mais de 4 milhões de reais movimentados em um final de semana de forma direta pela Corrida Integração, além de mais de 2 milhões de forma indireta. Mais de 500 profissionais atuam diretamente ou são contratados temporariamente para atender à corrida. No ano passado, a prova recebeu participantes de 40 cidades diferentes, vindos de 6 estados do país.

 

De volta 30 anos após o seu primeiro pódio na maior corrida de rua do interior do país, Vanderlei Cordeiro de Lima é escolhido o embaixador da 40ª edição da Corrida Integração. Recentemente, a Olympikus tornou-se a marca esportiva oficial da Corrida Integração e é também patrocinadora de Vanderlei Cordeiro de Lima.

 

A Corrida Integração é uma iniciativa da EPTV, afiliada Globo, em parceria com as plataformas g1, ge, ACidade ON, Tudo EP, EP FM e CBN. A realização fica a cargo da Oceano Azul, empresa de eventos do Grupo EP, que renova sua parceria com a Noblu Sports Business.

 

Serviço

 

Datas: 27 e 28 de setembro

 

Local: Campinas (SP)

 

Inscrições: https://projetos.empresaspioneiras.com.br/corridaintegracao/

 

https://www.ticketsports.com.br/e/40-corrida-integracao-campinas-2025-70702

 

Percursos: 5km, 10km e 21km

 

Sobre Caio Maciel

 

Caio Maciel iniciou sua carreira como repórter esportivo na EPTV, emissora de televisão do Grupo EP. Em 2018, passou a compor a equipe da Globo como repórter e apresentador substituto do Globo Esporte em São Paulo, onde desenvolveu a primeira ação de conteúdo do programa para uma marca global. Em 2024, ele retornou ao Grupo EP como gerente de Marketing de Produto para desenvolver as verticais de esportes, games, HUB de influenciadores e trabalhar com ações de conteúdo no Globo Esporte local, que se tornou a primeira afiliada a produzir o programa localmente. “Estou no Grupo EP para ajudar a fortalecer ainda mais a área esportiva no marketing, que já possui projetos fortes como Corrida Integração”, conta Caio.

 

Conta com experiência em projetos para o universo gamer e pretende levar a experiência gamer, que está concentrada nas capitais, para as cidades do interior.

 

Sobre o Grupo EP

 

O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 45 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.

 

As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.

 

O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2020 / IPC Maps 2020).

 

Redes sociais: @eptvoficial