
Memorial da Evolução Agrícola se destaca no roteiro turístico que reúne patrimônio histórico e opções de cultura e lazer
O Noroeste do Rio Grande do Sul vive um momento de fortalecimento do turismo, com a consolidação de roteiros que integram cultura, história e natureza. Além de atrativos naturais como o Salto do Yacumã e o Salto do Roncador, a região vem fortalecendo sua identidade e explorando suas potencialidades, ampliando o tempo de permanência dos visitantes e estimulando o turismo de curta duração e de final de semana.
Nesse contexto, destaca-se o MEA – Memorial da Evolução Agrícola, considerado o maior memorial dedicado à agricultura da América Latina. Localizado em Horizontina (RS), o espaço completou dois anos como um dos principais pontos de cultura, turismo e memória do Noroeste gaúcho. O território onde está inserido o Memorial é emblemático pela tradição agrícola e pela inovação, sendo o berço da primeira colheitadeira automotriz do Brasil, a SLC 65-A.
MEA se consolida como polo cultural e turístico da região
Iniciativa do Instituto John Deere em parceria com o Ministério da Cultura, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o MEA oferece programação gratuita, acessível e aberta à comunidade. Desde sua inauguração, o Memorial já contabiliza mais de 130 mil visitações, atraindo públicos de diferentes idades e origens e consolidando-se como parada obrigatória nos roteiros turísticos da região.
O espaço reúne experiências educativas, culturais e socioambientais voltadas a estudantes, famílias, pessoas idosas, agricultores e turistas. A exposição permanente apresenta ambientes imersivos que narram a evolução da agricultura brasileira e propõem reflexões sobre as boas práticas na agricultura, tecnologia e futuro do campo. O complexo abriga ainda Cozinha Experimental, Ateliê Educativo, quadras esportivas e área de patinação, além de oficinas, espetáculos teatrais, apresentações musicais e rodas de conversa. Para as pessoas que curtem a convivência ao ar livre estão disponíveis o parquinho, área de esporte e lazer de terça a domingo das 8h às 22h.
MEA Itinerante fortalece integração regional e turismo de proximidade
Para além de sua sede, o Memorial atua como agente promovedor do turismo regional por meio do programa MEA Itinerante, que leva parte da experiência do espaço a diferentes municípios do Noroeste gaúcho. Após percorrer seis cidades em 2024, o projeto ampliou seu alcance em 2025 e pretende chegar a 18 municípios, com 21 exposições e apresentações teatrais gratuitas.
A edição 2025–2026 apresenta uma mostra lúdica e interativa inspirada na exposição de longa duração do Memorial. O Teatro do MEA complementa a experiência com o espetáculo protagonizado pelos personagens Joca e L.U.M.I., em uma narrativa educativa que revisita a história da agricultura brasileira por meio de música, humor e interação com o público.
“Mais do que levar exposições, o MEA Itinerante estimula o turismo local e regional, conectando cultura, gastronomia, paisagem e identidade. São experiências que podem ser vividas sem grandes deslocamentos e com forte vínculo com as comunidades”, afirma Karina Muniz Viana, diretora do MEA.
Missões Jesuíticas e o turismo histórico-cultural
O fortalecimento do turismo cultural no Noroeste gaúcho ganha ainda mais relevância em 2026, com a aproximação dos 400 anos da chegada dos jesuítas ao Rio Grande do Sul. A região abriga o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, único Patrimônio Mundial da Humanidade reconhecido pela Unesco no Rio Grande do Sul, além do Museu Histórico das Missões, dedicado à preservação e difusão da memória missioneira.
Nesse contexto, iniciativas culturais continuadas, como as promovidas pelo MEA, contribuem para ampliar o diálogo entre memória, território e desenvolvimento, fortalecendo a integração regional e a diversificação da oferta turística.
Com uma combinação de patrimônio histórico, cultura e natureza, o Noroeste gaúcho se consolida como um destino estratégico para o turismo regional, nacional e internacional, tendo o MEA – Memorial da Evolução Agrícola como um de seus principais articuladores e símbolos.
SOBRE O MEA
Todas as atividades do MEA são gratuitas e de classificação livre.
Estacionamento exclusivo para visitantes. Não fecha ao meio dia.
Prédio do Memorial: de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h (entrada na exposição até às 16h30).
Área externa do MEA: de terça a domingo e feriados, das 8h às 22h.
O MEA – Memorial da Evolução Agrícola é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto John Deere, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), e tem como patrocinador master a John Deere Brasil.
Ocupa uma área de 64 mil m2 em Horizontina, no Rio Grande do Sul, proporcionando atividades de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer. De forma tecnológica e imersiva, o MEA conta a história da agricultura brasileira com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural e ambiental. Todas suas atividades culturais, educativas e de bem-estar são oferecidas gratuitamente e de classificação livre. Conta com amplo estacionamento gratuito para os visitantes.
Além do espaço da exposição de longa duração e das oficinas culturais e das sala multiuso, o complexo tem quadras esportivas, academia a céu aberto, parquinhos para crianças de até 12 anos, amplo espaço para práticas ao ar livre, John Deere Store e a unidade Senai Horizontina (RS).