
Contemplada no Edital de Ocupação do Teatro Carlos Carvalho 2025/1 da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), por intermédio da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN), com o apoio da Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), a Trupi di Trapu Teatro de Bonecos apresentará temporada do espetáculo Trapos e Farrapos: Negrinho neste final de semana. Esta é mais uma proposta dentro das ações de comemoração de 17 anos do grupo que conta ainda com uma circulação regional por 10 cidades gaúchas que encerrará em novembro.
TRAPOS E FARRAPOS: NEGRINHO
As viajantes dos Pampas cruzam cidades e povoados, levando consigo as histórias vivas do sul do Brasil. Entre cantos, causos e memórias, elas nos apresentam Negrinho do Pastoreio, um conto clássico da oralidade e da literatura gaúcha. Nesta montagem, a narrativa ganha novos contornos ao ser revisitada sob a perspectiva das tradições afro-gaúchas, revelando camadas de ancestralidade, resistência e espiritualidade que seguem ecoando nas vozes e caminhos do povo sulista.
O espetáculo já foi apresentado em diversas cidades, feiras do livro e festivais, como o Festecri e o Rosário em Cena. “Em Negrinho, da Trupi di Trapu, tenho certeza que o divino revelou-se com muita intensidade, a própria deusa Oxum, desceu do panteão dos Deuses africanos para gloriar o menino escravo morto sobre o amedrontador formigueiro” Kleber Lorenzoni (crítico do Festival Rosário em cena).
Faixa etária: classificação livre
Duração do espetáculo: 45 minutos
Ingressos disponíveis no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/trapos-e-farrapos-negrinho/3041342?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com&share_id=whatsapp
Obs.: alguns ingressos estarão disponíveis à venda 1h antes no local do evento, sendo estes limitados por ordem de chegada.
Local: Teatro Carlos Carvalho – CCMQ
Rua dos Andradas, 762 Centro Histórico
Sessões
Dia 22 de agosto (sexta) 15h
Dia 23 de agosto (sábado) 16h
Dia 24 de agosto (domingo) 16h
Ficha Técnica
Autor: Anderson Gonçalves
Encenação: Ajeff Ghenes, Alessandra Souza e Yannikson
Direção Artística: Anderson Gonçalves
Direção de sombras e figuras: Têmis Nicolaidis
Direção musical e trilha sonora: Alan Barcellos
Música “Viajante dos Pampas” letra de Lorena Sanchez
Voz em “Pastoreio de Oxum”: Marietti Fialho
Bonecos, cenário e adereços: Anderson Gonçalves, Mari Falcão e Ajeff Ghenes
Máscaras: Atelier Lu Antunes
Figurinos: Mari Falcão e Ajeff Ghenes
Iluminação: Vigo Cigolini
Produção: Trupi di Trapu – Teatro de Bonecos