Maior feira de malhas de tricot do Sul do País será em Nova Petrópolis e Picada Café
Dois municípios se uniram para realizar um grande evento do setor de malharias. A Tricofest será realizada no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, entre 13 de maio e 19 de junho, e no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, em Picada Café, entre 16 de julho e 31 de julho.
Os eventos ocorrem em substituição ao Festimalha. ‘A Tricofest foi criada com o objetivo de reconstruir as bases do ainda expressivo setor malheiro de Nova Petrópolis e Picada Café. Podemos estar numa fase de recomeço, mas o evento manterá sua grandeza e importância. Será a maior feira de malha tricot do sul do Brasil’, afirma Márcio André Kny, o presidente da Associação das Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café (AMNPPC), realizadora da Tricofest e que tem o apoio das prefeituras.
A criada em 2021. ‘Veio do desejo das malharias tomarem as rédeas do evento e assim passar a determinar custos, investimentos e prioridades’, ressalta Kny.
O lançamento oficial será no dia 13 de abril.
Economia local
A feira, com entrada e estacionamento gratuitos, pretende movimentar a economia local da região. ‘Fomenta outros setores dos municípios, como comércio local, gastronomia, hotelaria, serviços e pontos turísticos, movimentando a economia local. É um evento que incentiva direta e indiretamente o desenvolvimento socioeconômico, através da geração de emprego, renda e impostos. Além disso, e não menos importante, consolida o setor de malharias de Nova Petrópolis e Picada Café’, destaca o presidente da AMNPPC.
Expectativas
Com a chegada do outono, o setor de malhas e tricot intensifica a produção e as vendas. Isso deve se refletir na primeira edição da Tricofest. Segundo Kny, são esperadas para o evento em Nova Petrópolis 60 mil pessoas, já Picada Café deve alcançar 30 mil visitantes. ‘Apesar de ainda termos impactos da pandemia da Covid-19, estamos muito otimistas e com ótimas expectativas para a temporada de outono/inverno.
Picada Café
Em fevereiro, o prefeito de Picada Café, Luciano Klein, assinou o Termo de Parceria Público Privada com a AMNPPC, viabilizando a realização da feira no município.
Para a edição de Picada Café são 20 malharias expositoras confirmadas, com previsão de público de 30 mil visitantes no período do evento.