
Pelo segundo ano consecutivo, o icônico passeio de trem da Serra do Mar Paranaense, operado pela Serra Verde Express, ganha repercussão internacional como cenário de uma das etapas do reality show Race Across the World. Depois de figurar na quarta temporada da versão britânica, exibida pela BBC em 2024, o trem paranaense acaba de aparecer também na versão alemã do programa, produzida pela emissora ZDF.
Em 2024, a repercussão foi tão positiva que a produção alemã fez questão de repetir o trajeto, trazendo novos participantes para viver a experiência. O episódio, gravado em outubro do ano passado, teve como protagonistas mãe e filho, Jill e Jamie, que percorreram o trecho ferroviário entre Curitiba e Morretes. Todo o processo — desde as negociações iniciais até a captação das imagens — foi mantido em sigilo absoluto, para garantir o ineditismo da exibição e respeitar o formato do reality. Somente agora, com a estreia oficial, foi possível divulgar a participação brasileira na produção.
De acordo com Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express, essa exposição internacional é um marco não apenas para o Paraná, mas para o turismo nacional como um todo. “Ter o Paraná como cenário de um programa desse porte, transmitido em rede nacional no Reino Unido e agora na Alemanha, é uma vitrine imensurável para o Brasil. É uma chance de mostrar nossas belezas naturais, nossa cultura e a hospitalidade do nosso povo para milhões de pessoas mundo afora”, afirma.
Uma vitrine de milhões
Criado pelo Studio Lambert e distribuído mundialmente pela All3Media International, o Race Across the World desafia cinco duplas de competidores a cruzarem países e continentes com recursos limitados — apenas o equivalente ao valor de uma passagem aérea — e sem qualquer acesso a smartphones, internet ou cartões de crédito. O objetivo é chegar primeiro ao destino final explorando diferentes culturas, paisagens e meios de transporte. Na temporada Celebridades da BBC, mais de cinco milhões de pessoas acompanharam o início da disputa, tornando o reality o programa mais assistido do Reino Unido, em todos os canais e plataformas, durante praticamente toda a exibição.
Na ocasião, os campeões foram Scott Mills, DJ e apresentador de rádio com passagem pela BBC Radio 1, e seu marido Sam Vaughan, produtor de áudio e conteúdo de marca. Ambos destacaram em entrevistas que a passagem pelo Paraná foi o ponto mais marcante da jornada, elogiando as paisagens da Serra do Mar e a hospitalidade local.
Um trabalho em equipe
A viabilização das duas produções demandou articulações de meses entre as equipes internacionais de produção e a comunicação institucional da Serra Verde Express, que conduziu as tratativas e acompanhou todas as etapas. “É um trabalho que vai muito além do tradicional, unindo logística, estratégia e sigilo, sempre com o compromisso de mostrar o melhor do Brasil ao mundo”, reforça Adonai.
As gravações no Brasil foram conduzidas pela Viva Productions, empresa de serviços de produção e conteúdo sediada no Rio de Janeiro e com currículo internacional. De da HBO Max a Netflix, a Viva acumula conteúdos premiados mundialmente, além de oferecer serviços completos de produção e pré-produção. Com uma equipe bilíngue experiente em TV, a empresa atende clientes como Netflix, Amazon Prime, HBO, BBC, BBC Studios, Channel 4, ITV, Channel 5, Nat Geo, Discovery Channel, PBS, Seven Network Australia, entre outros.
O episódio completo pode ser visto no link: https://www.zdf.de/play/shows/terra-x-wettlauf-um-die-welt-102/folge5-122