Entre os dias 9 e 12 de maio, em Munique, na Alemanha, acontece a transport logistic, principal feira mundial da área de logística, mobilidade, TI e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Organizada e promovida pela Messe München, terá a participação das maiores indústrias do setor, apresentando produtos, sistemas e tecnologias inovadoras, em 110 mil m³. O evento conta ainda com uma programação de conteúdo para debater os principais temas relacionados ao setor no mundo.
Ponto de encontro de toda a indústria logística – de expedidores a destinatários e de provedores de serviços logísticos a fornecedores de tecnologia -, a transport logistic mostrará a força da cadeia global, sua evolução e como está se preparando para enfrentar os novos desafios e para construir um futuro mais sustentável, uma vez que os recursos estão cada vez mais escassos e é necessário encontrar soluções para manter a operação confiável e eficiente, com menor impacto ambiental.
Desse modo, a sustentabilidade será um dos focos do evento. Pela primeira vez desde 1978, não haverá catálogo impresso, apenas um guia do visitante será fornecido como forma de reduzir o uso geral de papel. A feira também dispensará o uso de 25 mil metros quadrados de carpete nos corredores. A prioridade será o uso de materiais sustentáveis na construção de todos os fóruns e áreas especiais.
Na área de resíduos, haverá uma diminuição por meio do trabalho de coleta e reciclagem sistemática de todos os materiais usados durante a montagem e desmontagem da feira. Os expositores também podem aproveitar uma auditoria GoGreen CO₂ da Messe München para determinar e compensar sua pegada de carbono. Haverá ainda a oferta de um estande de sistema neutro em carbono feito de materiais sustentáveis.
Outra medida é que 110 estações de carregamento no recinto da feira apoiarão a mobilidade elétrica e facilitarão as viagens ecológicas para o evento. A Messe München usa apenas energia sustentável desde 2020. Como resultado da mudança completa, ela atinge uma economia anual de cerca de 6.400 toneladas de emissões de carbono em operação normal. Os visitantes da feira também podem fazer sua parte: como alternativa aos ingressos normais, o ingresso GoGreen compensará a pegada ambiental média doando € 5 para projetos de proteção climática.
O programa da conferência da transport logistic compreenderá 58 sessões, cerca de 20% a mais em relação à última edição, em 2019. Os tópicos se concentrarão nos desafios enfrentados pelo setor, como descarbonização dos modais de transporte, mobilidade eletrônica em larga escala, cadeias de suprimentos eficientes em transportes combinados, entre outros. A sustentabilidade norteará todo o programa. As apresentações englobam temas técnicos, de operação comercial até desenvolvimentos geopolíticos.
Parte da transport logistic inclui também a air cargo Europe, encontro internacional para a indústria de frete aéreo. Considerada a plataforma líder para networking internacional na indústria de frete aéreo, a feira apresenta o que há de mais moderno em sistemas e tecnologias para o setor.
Sobre a Messe Müenchen
Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, iFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.
Sobre a Messe Müenchen do Brasil
Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Müenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.
Pauta: @Mecânicadecomunicacao