A exposição Mar da Galileia se estrutura através de textos e imagens, formando uma espécie de diário visual e literário onde Rogério Fernandes explicita um sentimento de encontro do paraíso na terra. Os lugares visitados pelo fotógrafo em sua jornada na região da Galileia ilustram a terra original, os caminhos onde Jesus passou e a condição paradisíaca do local onde se situava a antiga Judeia.

 

A exposição é uma realização da Fundação Theatro São Pedro, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e ocorre de 17 a 29 de janeiro na Sala de Exposição do Theatro São Pedro, de terça a domingo, das 18h às 22h. Com curadoria de Daniela Beling e João Pires Porto e direção artística de Dilmar Messias, os registros fotográficos e literários do artista Rogério Fernandes mistura imagens pessoais com registros de pescadores embarcados, realizando pesca artesanal, onde o fotógrafo era o único estrangeiro em meio aos nativos pescadores. Essa experiência resultou em uma fotografia híbrida, sem fronteiras definidas.

 

Exposição Mar da Galileia – Crédito: Rogério Fernandes

Retratando o cotidiano dessa jornada ao mar, é através do deslocamento na atividade da pesca que pode assim conhecer e retratar diversas faces da terra sagrada, unindo a história cristã à prosaica rotina de um turista na condição de pescador, construindo assim uma narrativa de um mundo bíblico onde tudo o que podemos levar são essas imagens fantásticas.

 

SERVIÇO

 

Exposição foto–texto

Mar da Galileia – exposição individual de Rogério Fernandes

Curadoria: Daniela Beling e João Pires Porto

Direção Artística: Dilmar Messias

Abertura: 17 de janeiro de 2020

(Vernissage com a presença do Fotógrafo e de convidados, às 18h)

visitação: de 17 de janeiro a 29 de janeiro de 2023

(terça a domingo, das 18h00 às 22h)

Realização: Fundação Theatro São Pedro e Secretaria de Estado da Cultura

Arte gráfica e divulgação: Diego da Maia

ENTRADA FRANCA

Fonte: Theatro São Pedro