Os espetáculos Encanto dos Insetos, do Grupo Plataforma Beijo, de Minas Gerais, e Memórias de Água, do Coletivo Yama, do Equador, estarão na Terreira da Tribo nos dias 24 e 26 de outubro, dentro da programação do Festival de Teatro Caminhos Periféricos, que está sendo realizado em diversos bairros populares da cidade. A entrada é franca.

 

Encanto dos Insetos é uma jornada experimental e performática, que nasceu a partir de uma pesquisa sobre a cura, o cuidado e o fracasso, em meio a crises, lutos e rituais de sobrevivência da contemporaneidade. A dramaturgia, fruto de quatro anos de pesquisa, é assinada por Anderson Feliciano, Fernanda Branco Polse, Bramma Bremmer, Eli Nunes, Igui Leal, Will Soares e Aisha Brunno. A obra estreou na Funarte MG em novembro de 2023 e foi apresentada no Galpão Cine Horto em dezembro de 2024, como parte das celebrações dos 10 anos da Plataforma Beijo. Essas apresentações reafirmam o compromisso do grupo com uma arte que pulsa nas ruas, conectando pessoas e histórias em um encontro de afeto e resistência. Com direção de Fernanda Branco Polse, o trabalho aborda temas que vão desde as dificuldades de se viver de arte no país, ao trauma global causado pela pandemia da COVID 19, além de questões de saúde mental, como depressão e ansiedade, violências de gênero e sexualidade, HIV, entre outras temáticas.

 

Memórias de Água é uma performance testemunhal entre os limites do teatro, do ritual, do documentário e da dança. O espetáculo trata de questões como a imigração, a violência política e a identidade, a partir do lugar de fala de uma mulher. A obra costura fragmentos de memória pessoal da atriz Carlina Bustamante, dialogando com acontecimentos sociais e políticos dos anos 80 no Peru, que a levaram a abandonar o país com sua família e emigrar para o Equador. Através do rito cênico da água como entidade e símbolo da vida, Carlina evoca a dança, o amor entre duas culturas e uma parteira cega de 83 anos que atendeu o parto de sua mãe e que a recebeu no momento de nascer. Através da presença da anciã, a encenação percorre os ritos andinos do nascimento e de como se formou a Comunidad Autogestionaria del Alto Pushka (CADIAP) que reunia mais de 80 comunidades campesinas em um modelo de organização agrícola e política na serra central de Ancash-Perú. A montagem tem direção de Ana Correa, atriz criadora e integrante de um dos principais grupos teatrais da América Latina, o Grupo Cultural Yuyachkani, desde 1978. Concepção e atuação de Carlina Bustamante, atriz criadora, antropóloga visual e gestora cultural, cofundadora e integrante do grupo cultural Yama do Equador e do coletivo audiovisual El Maizal do Peru.

A atriz vai ministrar uma oficina teatral no dia 27 de outubro, das 10h às 12h, na Terreira da Tribo, com inscrições gratuitas no local.

 

 

Encanto dos Insetos, do Grupo Plataforma Beijo (MG)

Dia 24 de outubro, às 20h

Terreira da Tribo, Av. Pátria, 98 – São Geraldo

Entrada franca

 

Memórias de Água – Colectivo Yama (EQUADOR)

Dia 26 de outubro, às 19h

Terreira da Tribo, Av. Pátria, 98 – São Geraldo

Entrada franca

 

Oficina de teatro – Colectivo Yama (EQUADOR)

Dia 27 de outubro, das 10h às 12h

Terreira da Tribo, Av. Pátria, 98 – São Geraldo

 

Redes da Tribo:

https://www.oinoisaquitraveiz.com.br/

https://www.instagram.com/oinoisaquitraveiz/

https://www.youtube.com/oinoisaquitraveiz

https://www.facebook.com/oinoisaquitraveiz2/