
Drinks tropicais, estética instagramável e embalagens afetivas ganham espaço entre as principais apostas do mercado para o próximo ano
O mercado de bebidas alcoólicas para 2026 será guiado pela convergência de pilares como saúde, inovação, nostalgia e funcionalidade. Essa combinação reflete diretamente o comportamento de um consumidor mais informado e exigente, que busca responsabilidade, acessibilidade e sustentabilidade sem abrir mão da experiência. Além disso, o calendário do próximo ano, marcado pela Copa do Mundo e por uma sequência de feriados prolongados, deve impulsionar ainda mais o consumo em ocasiões sociais, ampliando as oportunidades para as pessoas que souberem equilibrar prazer, conveniência e consciência. É nesse contexto que a Missiato Indústria e Comércio Ltda., com mais de seis décadas de atuação no setor, identifica as principais tendências e caminhos estratégicos.
Saúde e consumo consciente
A primeira tendência a ser destacada é o que a pesquisa da Euromonitor International chama de “Zebra Striping”, também conhecidas como “listras de zebra”, que descrevem o hábito de intercalar a ingestão de bebidas alcoólicas e não alcoólicas nas mesmas ou em diferentes ocasiões sociais, criando um ritmo de consumo mais moderado. A partir desse cenário, começa-se a redefinir a relação das pessoas com o álcool ao incentivar experiências mais leves, conscientes e sustentáveis.
Nesse contexto, um levantamento realizado pela Mordor Intelligence prevê que o mercado global de bebidas saudáveis observará uma expansão média anual de 3,49% no período de 2025 a 2030, impulsionado pela crescente conscientização do consumidor sobre a importância da saúde e do bem-estar, juntamente com uma alta demanda por produtos adaptados para dietas e de baixa caloria.
Lançamento da Corote, Corote Drinks ICE Ultra, conta com os diferenciais de 40% menos calorias e açúcar, zero glúten e 3% de teor alcoólico – Crédito: Divulgação
Quando a compra vira experiência
Como o segmento já vêm percebendo há alguns anos, o comportamento do consumidor muda constantemente, e o ato de comprar se tornou uma experiência quase que 100% imersiva. Ele pesquisa, compara, negocia e pensa antes de tomar qualquer decisão. Por isso, marcas e produtos que comunicam propósito e valor acabam criando um vínculo emocional com o público. De acordo com um estudo da Two Sides Brasil, as embalagens influenciam a decisão de compra, com maior ou menor frequência, em 99% dos casos. Para 32%, esse impacto é constante e, para 41,75%, é frequente.
João Paulo Modulo, Head de Marketing da Missiato Indústria e Comércio Ltda., explica que o design do rótulo e a identidade visual das embalagens têm papel determinante na decisão de compra. “Além de envolver, armazenar e proteger o produto, garantindo sua vida útil e facilitando distribuição e consumo, o visual precisa encantar. Quando o design conversa com o consumidor, ele deixa de ser apenas funcional e passa a construir significado”, afirma. Segundo ele, esse é o caso da marca Corote, que desenvolveu uma identidade tão marcante, do rótulo ao formato, que se tornou sinônimo de categoria, criando uma conexão emocional imediata com o público e reforçando valores de identidade e pertencimento.
Expansão dos RTDs consolida a busca por conveniência
Os drinks RTDs, mais conhecidos como “Ready To Drink” ou “Pronto para Beber”, devem ocupar um espaço ainda maior em 2026. João ressalta que essa categoria de bebida combina praticidade, sabor e novas formulações, abrindo caminho para produtos mais alinhados ao estilo de vida contemporâneo de diversos consumidores. “Os RTDs permanecem entre as apostas mais fortes para o próximo ano. Com conveniência, qualidade e sabor reunidos em uma única embalagem, eles vêm se consolidando como escolha preferencial tanto para quem busca experiências sofisticadas quanto para consumidores que desejam otimizar o tempo sem abrir mão da experiência”, diz. E esse movimento acompanha o cenário global apontado pela Fortune Business Insights, que indica que o mercado de RTDs foi estimado em US$ 732,49 bilhões em 2023 e deve alcançar US$ 1.227,81 bilhões até 2032, com taxa de crescimento anual (CAGR) de 6,06% entre 2024 e 2032.
Pioneira no mercado como a primeira ICE Ultra do Brasil, Corote Drinks ICE Ultra atende a nova demanda de drinks mais leves – Crédito: Divulgação
É nesse mesmo caminho que a Missiato Comércio e Indústria Ltda., com a marca Corote, apresenta seu portfólio, antecipando as tendências de 2026. Atenta à busca por drinks mais saudáveis, funcionais e de menor teor alcoólico, a empresa desenvolveu a linha Corote Drinks ICE Ultra, a primeira ICE Ultra do Brasil. A bebida alcoólica mista gaseificada, elaborada com vodka tridestilada e sete vezes filtrada, conta com os sabores Limão e Lichia Dream e 3% de teor alcoólico, 40% menos calorias e açúcar e zero glúten.
Além disso, a marca também possui o Corote Combo, um coquetel alcoólico gaseificado de 1 litro e com 8% de teor alcoólico. Criado com a proposta de atender o público dos tradicionais “Copões”, os drinks estão disponíveis nos sabores Gin Melancia, Combo Vodka, Combo Whisky e Gin Tropical. Ainda está incluída no portfólio a linha Corote Sabores, coquetéis alcoólicos elaborados com vodka tridestilada sete vezes filtrada e aromas naturais. Ela se destaca pela variedade de sabores, sendo Maracujá, Morango, Canelinha, Limão, Melancia, Frutas Silvestres, Baunilha com Limão, Tutti-Frutti, Blueberry, Menta e Pêssego.
Inovação e personalização guiam o mercado de 2026
A inovação no mercado de bebidas alcoólicas abrange o desenvolvimento de produtos com benefícios funcionais, a exploração de novos sabores e categorias, a adoção de tecnologia na produção e distribuição e a experiência do consumidor através de canais de venda. A tendência é oferecer alternativas mais saudáveis, personalizadas e acessíveis. “O próximo ano será um retrato desse movimento, com drinks refrescantes, criativos e estética instagramável, que juntam sabores tropicais e benefícios funcionais, ao mesmo tempo em que resgatam referências afetivas e celebram a diversão”, finaliza João.
Sobre o Corote Combo
Os coquetéis gaseificados Corote Combo são a mais recente novidade da Corote, marca da Missiato Indústria e Comércio Ltda., que há 67 anos se destaca na produção e comercialização de bebidas alcoólicas no Brasil e no exterior. Com 8% de teor alcoólico, o lançamento chega em embalagem plástica de 1 litro, desenvolvida para oferecer ainda mais praticidade e sabor aos consumidores. Disponível em quatro versões, cada uma com identidade própria, a linha traz: Gin Melancia, Combo Whisky, Combo Vodka e Gin Tropical.
Sobre o Corote Sabores
O Corote Sabores é uma linha de coquetéis alcoólicos desenvolvida pela Missiato Indústria e Comércio Ltda., que se destaca pela variedade de sabores e pela presença marcante em eventos e celebrações em todo o Brasil. Elaborada com vodka tridestilada sete vezes filtrada e aromas naturais, a linha oferece opções como Baunilha com Limão, Blueberry, Canelinha, Frutas Silvestres, Limão, Maracujá, Melancia, Menta, Morango, Pêssego e Tutti-Frutti, atendendo aos mais diversos paladares.
Com embalagens de 500 ml em garrafas PET coloridas e práticas, o Corote Sabores conquistou especialmente o público jovem e universitário, tornando-se presença constante em festas e encontros. A marca é reconhecida por seu slogan “A bebida oficial do rolê”, reforçando seu compromisso em proporcionar momentos de descontração e alegria. Além da linha Sabores, a marca Corote também conta com a linha Drinks, que inclui as versões Gin&Tônica, Ice e Ice Ultra, ampliando seu portfólio para diferentes ocasiões. Para mais informações, acesse: www.corote.com.br
Sobre a Corote Drinks ICE Ultra – “A primeira ICE Ultra do Brasil”
A Corote Drinks ICE Ultra é a primeira ICE Ultra do Brasil. Elaborada com vodka sete vezes filtrada e tridestilada, a bebida foi desenvolvida para atender à nova demanda do mercado de bebidas leves. Com 3% de teor alcoólico, 40% menos calorias, menos açúcar e zero glúten, ela oferece leveza e equilíbrio sem abrir mão do sabor. Disponível em Limão e Lichia Dream (lichia com morango), a ICE Ultra mantém o mesmo padrão de qualidade e sabor que consagrou a Corote, reforçando o portfólio da marca.
Sobre a Corote
Lançada pela Missiato Indústria e Comércio Ltda., de Santa Rita do Passa Quatro (SP), a consagrada marca Corote é conhecida por sua presença no mercado de bebidas alcoólicas desde 1996, com a Cachaça Corote. O portfólio também inclui as linhas Corote Sabores, Corote Drinks Gin & Tônica, Corote Drinks ICE, Corote Drinks ICE Ultra, Corote Combo e Corote Vodka.
Sobre a Missiato Indústria e Comércio Ltda.
Fundada no final da década 50 e com 67 anos de experiência, a Missiato Indústria e Comércio Ltda é uma das principais referências na produção e comercialização de bebidas alcoólicas no Brasil e no exterior. Com sede em Santa Rita do Passa Quatro (SP), a empresa é referência em qualidade, oferecendo um portfólio diversificado que inclui marcas icônicas como Cachaça 61, Corote, Corote Drinks ICE, Corote Combo, Skarloff e Seresteiro, atendendo desde o público jovem até os apreciadores tradicionais de cachaças, vodkas e bebidas prontas para consumo.
A Missiato comercializa suas bebidas em todo o Brasil e exporta para mercados globais, como Bélgica, Portugal, Paraguai, Angola e Singapura. Para mais informações, acesse: www.missiato.com.br