Sommelière aponta quatro rótulos para conhecer a expressão máxima dessa famosa uva espanhola
Na segunda quinta-feira de novembro, este ano em 14 de novembro, é comemorado o Tempranillo Day, uma uva espanhola que surpreende pelo fato de brotar precocemente e amadurecer mais cedo do que a maioria das uvas tintas. Seu nome é inspirado nessa característica marcante, na palavra “temprano”, que em português significa “cedo”.
“Seus vinhos são emblemáticos e costumam ter coloração intensa, um retrogosto longo, além de boa acidez, com taninos não muito pronunciados, o que facilita a apreciação de quem está iniciando no mundo dos vinhos. Seus aromas mais típicos são as frutas vermelhas, especiarias, nuances herbáceas e também notas terrosas”, diz Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
Na Espanha ela é conhecida por diferentes nomes, dependendo da região onde é cultivada. Na D.O. Toro, localizada a centro-oeste, a casta recebe o nome de Tinta de Toro e elabora vinhos de personalidade, como o Fariña Vendimia Seleccionada, elaborado com uvas proveniente de vinhedos com 20 a 40 anos e breve amadurecimento em carvalho, ganhando maciez e sutil complexidade de notas frutadas, especiadas, com toque de baunilha e cacau.
https://www.wine.com.br/vinhos/farina-vendimia-seleccionada-d-o-toro-2021/prod29839.html
Na D.O. Ribera del Duero, localizada no planalto norte da Península Ibérica, as condições, embora sejam mais desafiadoras, trazem todo o potencial da por lá renomada Tinta del País ou Tinto Fino, cultivada a mais de 700m de altitude. O exemplar Convento Oreja Roble D.O. Ribera del Duero 2020 oferece um vinho rico em corpo e cor, guardião de aromas únicos como morango, groselha e framboesa, perfeitamente combinados com toques tostados e balsâmicos, num paladar elegante e intenso.
https://www.wine.com.br/vinhos/convento-oreja-roble-d-o-ribera-del-duero-2020/prod27335.html
Outro país de grande expressão nesta variedade de uva, apesar de levar nomes bem diferentes, é Portugal. No Alentejo é chamada de Aragonez e participa principalmente de blends, adicionando cor e estrutura aos vinhos, como notamos no Pêra Doce Reserva Regional Alentejano 2020.
https://www.wine.com.br/vinhos/pera-doce-reserva-regional-alentejano-2020/prod28832.html
Já no Douro, é conhecida como Tinta Roriz, sendo uma das cinco uvas principais na elaboração do vinho do Porto e uma variedade emblemática nos blends da região. O rótulo Tavedo D.O.C. Douro Tinto 2021 traz um fiel retrato desta que é a mais antiga Denominação de Origem do mundo e uma das mais tradicionais no universo dos vinhos.
https://www.wine.com.br/vinhos/tavedo-d-o-c-douro-tinto-2021/prod29930.html
Para fazer bonito nas harmonizações com esta uva aposte nos embutidos, como as típicas tapas espanholas com jamón, numa tábua de frios com copa lombo e queijos mais maduros ou nas pizzas de calabresa ou pepperoni. Carnes mais intensas como um cordeiro assado com especiarias também fazem um bom par com a Tempranillo.