O carnaval da cidade de Arroio do Sal e da Escola de Samba CAMAS ganhou novos contornos a partir do apoio da Lei Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, no segmento Culturas Populares em 2025/2026. O projeto impulsiona algo que vem acontecendo há quase cinco décadas com recursos da população e de amigos que acreditam no carnaval e espalham a sementinha da folia no Litoral Norte. Agora, a CAMAS chama o povo para integrar a escola, oferecendo atividades como aulas de percussão e participação nos desfiles de carnaval de forma gratuita. As inscrições para desfilar estão abertas a toda a comunidade e visitantes e podem ser feitas pelo Instagram da escola @camascarnaval. As fantasias utilizadas no desfile são gratuitas e disponibilizadas pela escola em sistema de empréstimo: o folião retira a fantasia para desfilar e realiza a devolução ao final do Desfile das Campeãs, contribuindo para a sustentabilidade do projeto e a preservação do acervo da escola. Os desfiles serão nos dias de carnaval, 13, 14 e 15 de fevereiro, em Arroio do Sal.

“A CAMAS representa uma iniciativa essencial para a preservação e continuidade de uma das tradições mais vibrantes da cultura brasileira. Desde sua fundação em 1978, o Bloco CAMAS, atualmente uma escola de samba, por suas características, tem se destacado por sua contribuição inestimável à alegria e à celebração popular, cimentando sua presença no coração da comunidade local e além”, afirma Alexandre Oliveira, presidente da escola. Anualmente, a cidade de Arroio do Sal promove vibrantes festejos de carnaval que atraem milhares de visitantes e moradores. A celebração inclui a tradicional Mostra de Samba Enredo na Praça da Emancipação, onde blocos e escolas carnavalescas apresentam seus sambas-enredo enquanto a corte do carnaval é escolhida. Os desfiles acontecem de sexta a segunda-feira do feriado de carnaval na Avenida Assis Brasil, no centro da cidade, reunindo um grande público em arquibancadas e camarotes, além de veranistas que se acomodam ao longo da avenida para desfrutar do espetáculo.

No ano de 2026, graças ao financiamento da Lei Aldir Blanc, o projeto se consolidou ao lançar um programa que não só celebra o carnaval, mas também promove a educação e a capacitação dos foliões na criação de uma montagem carnavalesca completa. O projeto tem a colaboração direta de 28 profissionais e movimenta a economia criativa do entorno. O retorno aos desfiles em 2025 marcou um renascimento das tradições carnavalescas após um período desafiador, e 2026 foi ainda melhor, com oficinas, seminário e atividades formativas envolvendo o carnaval, que agora está prestes a acontecer, esperando pela participação popular de moradores e turistas do litoral norte.

TEM CARNAVAL EM ARROIO DO SAL – projeto da Escola de Samba CAMAS

13 fevereiro, às 22h – Desfile técnico (Muamba)

14 fevereiro, às 22h – Desfile oficial

15 fevereiro, 22h – Desfile das Campeãs

Como participar: informações detalhadas no Instagram da escola @camascarnaval

*Adquirindo a camiseta do bloco e participando dos ensaios e do desfile técnico dia 13 de fevereiro;

* Escolhendo a fantasia para desfilar nos dias 14 e 15 de fevereiro, em uma das nove alas do desfile do CAMAS;

* Integrando a bateria da escola/ com experiência como ritmista. Contato pelo Instagram @camascarnaval

Este projeto está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Redes Sociais

Instagram – @camascarnaval