Espetáculo gaúcho encerra simbolicamente um ciclo antes da reforma que transformará o espaço em um teatro multiconfiguracional, com obras a partir de dezembro

 

O Sesc/RS promove, no dia 18 de dezembro, às 19h, uma noite simbólica que marca a despedida do Teatro do Sesc Alberto Bins em sua configuração atual. O evento antecede o início das obras de ampliação e reestruturação do espaço, que será transformado em um teatro multiconfiguracional – um equipamento cultural flexível, contemporâneo e preparado para múltiplas linguagens. Para marcar este momento histórico, convidados, parceiros, imprensa e público geral assistirão a uma versão reduzida do espetáculo de dança “Água Redonda e Comprida”, criação gaúcha que traz à cena o diálogo entre movimento, ancestralidade e território, e que será apresentada em formato especial para a ocasião.

 

Na montagem, a jovem Nayane Gakre, pré-adolescente do Povo Kaingang, ao lado da bailarina contemporânea Geórgia Macedo. Juntas, elas evocam histórias e saberes que foram apagados ao longo dos séculos, criando imagens coreográficas fluidas, redondas e compridas, que traduzem em movimento a força e a leveza desses elementos. A narrativa se constrói a partir da luz, do som e da corporeidade, trazendo ao palco a profundidade simbólica das águas e das cosmovisões Kaingang. O evento é voltado a convidados, mas serão disponibilizados lugares abertos ao público, gratuitamente, com reserva de ingressos disponível no site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais/.

 

A apresentação ganha ainda mais significado por ser a última antes da intervenção estrutural que inaugurará uma nova fase do teatro. Com investimento de R$ 3 milhões, a reforma inicia em dezembro e tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2027. O novo projeto rompe com o modelo de plateia frontal e propõe um espaço em constante transformação, capaz de se adaptar a diferentes propostas artísticas. O teatro poderá assumir forma de arena, semi-arena, palco italiano, passarela ou espaço aberto para instalações, ampliando sua vocação como centro de experimentação de Porto Alegre. Com 462,55 m² de área total e capacidade para 247 lugares, o futuro Teatro do Sesc Alberto Bins receberá tecnologias flexíveis, estruturas deslizantes e volumes móveis, que possibilitarão experiências cênicas mais imersivas e diversos usos, de teatro, dança e música a debates, feiras criativas e atividades comunitárias.

 

Durante o período de reforma, o Sesc Alberto Bins manterá suas atividades culturais descentralizadas, em parceria com diferentes equipamentos da Capital. Entre os locais em tratativas estão: Teatro CHC Santa Casa, Goethe-Institut, Galpão Floresta, Teatro Bruno Kiefer (CCMQ), Vila Flores, MAC 4º Distrito, Viva Open Mall, Estúdio Stravaganza, Casa Arte Sesc – Museu da Cultura Hip Hop e Teatro dos Bancários.

 

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

 

Espetáculo de fechamento de ciclo – Sesc Alberto Bins

 

Data: 18/12 (quinta-feira)

 

Horário: 19h

 

Local: Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665)

 

Ingressos: Gratuitos, com reserva no site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais (mediante a capacidade do local)