Prêmio incentiva a arrecadação de tampas plásticas, que fomentam a economia circular

O Tampinha Legal, maior programa socioambiental das Américas, realizou a entrega do Prêmio Boas Práticas 2023 à Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral (ABAMI). Ao longo do último ano, a ABAMI além de seguir as diretrizes do programa, destacou-se em mídias sociais e espontâneas, o aumento do número de pontos de coleta e crescimento exponencial das entregas. “A ação da ABAMI evidencia a importância da colaboração entre a indústria de transformação de plásticos, o terceiro setor, e as políticas públicas para a promoção da economia circular”, afirma Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást.

 

Além disso, o Projeto de Lei nº 2.413/2023, sancionado em 31 de outubro de 2023, pela prefeitura de Imbé/RS, a qual determina a implementação de ecopontos de coleta de tampas plásticas para entidade assistencial participante do Tampinha Legal, é um marco que reforça o comprometimento da cidade com a economia circular. A exemplo de outras entidades assistenciais que encaminharam Projeto de Lei semelhante em suas cidades, a ABAMI destaca-se por ser um passo importante para a economia circular na prática. “Motivar a população sobre atitudes simples e fáceis que promovam o exercício da cidadania e que causem um impacto positivo expressivo faz parte da missão do Tampinha Legal.”, afirma Simara.

 

Para acompanhar os Projetos de Lei do Tampinha Legal já sancionados, acesse o link do site do Tampinha Legal https://tampinhalegal.com.br/web/projeto-de-lei/.

 

O Tampinha Legal

 

O Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática.

 

Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. No primeiro semestre de 2023 ultrapassou R$3 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.

 

Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

 

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal Brasil conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

 

Pauta: Camejo Estratégias em Comunicação