Além de um coletor dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, quem utilizar o Trensurb para chegar até a feira também pode contribuir com o programa.

 

Desde 2018 o Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico da América Latina, está presente em todas as estações do Trensurb, principal meio de transporte coletivo para a Expointer, em Esteio. A expectativa é que devem circular mais de um milhão de pessoas no Parque de Exposições Assis Brasil durante todo o período da feira, número extremamente positivo para o programa. No entanto, segundo a Gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, cada um deve fazer a sua parte e se atentar a alguns detalhes. “O Tampinha Legal visa promover a educação por meio de ações concretas e uma delas é promover uma mudança de conduta na sociedade, pois ela é determinante para o destino adequado dos resíduos e para a execução da economia circular. É extremamente importante destacar que as tampas plásticas não podem ser descartadas com outros materiais, principalmente resíduos orgânicos. Quando temos um evento desta magnitude, como a Expointer, a nossa missão educativa aumenta, pois sabemos do potencial de material que será possível coletar”, destacou.

 

As tampas plásticas recolhidas pelo Tampinha Legal se transformam em recurso financeiro para as entidades assistenciais participantes do programa. O Trensurb, que é um ponto de coleta há cinco anos, entrega cerca de 4 toneladas por ano. “Qualquer lugar é lugar para destinar as tampas plásticas corretamente. Na estação de trem passam milhares de pessoas diariamente e, muitas delas, consumindo água, refrigerante ou qualquer outra bebida de garrafa. É simples, basta colocar a tampa plástica no coletor. Uma ação pequena, mas que gera benefícios econômicos, sociais e ambientais gigantescos”, explicou a gerente. Para quem for à Expointer, o coletor do Tampinha Legal está localizado na tenda dos food trucks, na entrada principal.

 

O Tampinha Legal atende aos quesitos de ESG, Logística Reversa e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Com os recursos obtidos através do programa, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações. O programa já recolheu mais de 1.100 toneladas de tampas plásticas, montante que resultou em mais de R$3 milhões de reais para as entidades assistenciais. Atualmente, o Tampinha Legal conta com 3.256 pontos de coleta, distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

 

O Tampinha Legal

 

O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática.

 

Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2022 ultrapassou R$ 2,6 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.

 

Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

 

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal Brasil conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

 

Pauta: Camejo Estratégias em Comunicação