O evento terá um coletor de tampinhas plásticas e a contribuição da entidade assistencial Liga Feminina de Tramandaí, que estará representando o programa.

 

“Qualquer lugar é lugar para recolher tampas plásticas”, comenta Simara Souza, Gerente do Instituto SustenPlást, sobre a participação do programa na 32ª Feira Nacional do Peixe. O evento acontece no Litoral Norte, na cidade de Tramandaí, de 29 de junho a 23 de julho. Por se tratar de um evento tradicional, a expectativa é receber milhares de participantes, algo que contribui significativamente para o aumento da visibilidade do programa.

 

Quem estará representando o Tampinha Legal é a entidade assistencial Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tramandaí, que também é um dos cases de sucesso do programa. A presidente voluntária Neusa Rohsig, afirma estar feliz por representar duas causas tão importantes. “Falar sobre saúde da mulher, causas, prevenção e tratamentos são essenciais e explicar como o Tampinha Legal contribui com isso também é muito importante. Além de preservar o meio ambiente, o programa garante melhores condições de trabalho para as entidades assistenciais. Tudo proveniente de recursos financeiros obtidos através de tampas plásticas”. destacou.

 

Um dos objetivos da Liga de Combate ao Câncer de Tramandaí com o recolhimento de tampas plásticas para o Tampinha Legal, é a aquisição de um mamógrafo para a rede pública. O aparelho é utilizado na prevenção do câncer de mama e não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) do Litoral. A entidade assistencial, que já recebe o apoio da comunidade, espera aumentar o número de apoiadores com a participação na 32ª Feira Nacional do Peixe.

 

Para a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, a contribuição da Liga de Tramandaí em um evento como este contribui significativamente para o programa e, consequentemente, para a sociedade. “Quando falamos que qualquer lugar é lugar para recolher tampas plásticas, estamos falando disso. Onde há pessoas sempre vai haver resíduos e sempre vai existir a possibilidade de proporcionar conhecimento e é o que esperamos dessa participação”, afirmou.

 

O Tampinha Legal

 

O Tampinha Legal é realização do Instituto Susten Plást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática.

 

Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2022 ultrapassou R$ 2,6 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.

 

Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal Brasil destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

 

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

 

Pauta: Camejo Estratégias em Comunicação