Após registrar grande aumento na procura por esclarecimentos, agências reforçam que vistos de turismo, negócios e estudos seguem com emissão normal

 

Após a divulgação de que o governo dos Estados Unidos congelou temporariamente a emissão de vistos de imigrante para 75 países, incluindo o Brasil, agências de viagens e empresas especializadas em vistos têm registrado um aumento significativo no volume de consultas. A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) esclarece que a medida não impacta viajantes de turismo, negócios ou estudos, público majoritário atendido pelas agências.

 

A recomendação da entidade é de que os profissionais de viagem tranquilizem seus clientes, transmitindo segurança e informações claras. “É importante reforçar que esta suspensão não atinge o público das agências de viagens, que em sua maioria tem como perfil o viajante temporário de lazer, negócios ou estudos”, destaca o presidente da ABAV-RS, João Augusto Machado.

 

Empresas especializadas em vistos confirmam o aumento na demanda por esclarecimentos. Segundo Thiago Michaelsen, sócio-proprietário da Sul Vistos, houve crescimento expressivo no número de contatos. “Recebemos muitas consultas de clientes já em processo, de agências parceiras e também de novos interessados, preocupados com suas viagens. Isso ocorreu principalmente devido a algumas manchetes que não especificavam que a suspensão é restrita aos vistos de imigrante ”, afirma.

 

Na Schelter Vistos, a reação foi semelhante. De acordo com o diretor Felipe Oliveira, muitos clientes entraram em contato acreditando que os atendimentos consulares seriam interrompidos. “Pessoas com entrevistas já agendadas ligaram achando que o consulado não atenderia, e quem já havia comprado passagens ficou apreensivo”, relata.

 

Michaelsen reforça que os processos seguem normalmente. “Temos focado em tranquilizar os clientes, explicando que nada muda. As solicitações de vistos de não-imigrante continuam com agendamento e emissão regulares.”

 

Oliveira complementa: “a suspensão está relacionada ao green card e tem como objetivo evitar que imigrantes se tornem um ônus público, segundo o Departamento de Estado americano. Para vistos como B1 e B2, o atendimento permanece normal .”

 

Recomendações para solicitantes de visto de não-imigrante:

 

Especialistas alertam que, apesar da normalidade nos processos, o momento exige atenção redobrada

 

Comprovação de vínculos: apresentar evidências claras de laços profissionais, econômicos e familiares com o Brasil;

Saúde financeira: demonstrar capacidade financeira compatível com o roteiro da viagem;

Transparência e veracidade: manter total coerência nas informações prestadas durante todo o processo;

Antecedência e planejamento: com os EUA sediando a Copa do Mundo de 2026, a procura tende a crescer. Solicitar o visto com antecedência é fundamental.

Para quem pretende viajar em 2026, Oliveira reforça a importância de iniciar o processo o quanto antes. “ Acreditamos que, devido à demanda, o tempo de espera para entrevistas pode chegar a quatro meses. Além disso, o governo americano pode alterar outros procedimentos sem aviso prévio”, alerta.

 

Sobre a ABAV-RS

 

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) atingiu seu número recorde de 212 empresas associadas. A entidade regional integra o sistema ABAV Nacional e representa as agências de viagens do Estado, atuando há mais de seis décadas na defesa do setor, na promoção de qualificação profissional e na articulação de políticas públicas e institucionais voltadas ao desenvolvimento do turismo. Mais informações em https://www.abavrs.com.br/.