Cais Mauá recebeu 23,5 mil pessoas, 900 investidores e 3 mil startups de 55 países nos três dias da programação.

Evento em 2025 acontecerá no mês de abril.

A terceira edição do South Summit Brazil terminou nesta sexta-feira (22) em Porto Alegre com grande sucesso e com o sentimento de missão cumprida em relação a um de seus principais propósitos: gerar conexões de alto valor entre startups, investidores e corporações do Brasil e do exterior. Os números gerais revelados na cerimônia de encerramento comprovaram o crescimento do evento em relação a 2023 em diversos aspectos, e que o South Summit Brazil vem ganhando um espaço cada vez maior dentro do ecossistema global de inovação.

 

Nos três dias do evento, 23,5 mil pessoas de 55 países passaram pelo Cais Mauá, um aumento de 1,5 mil em relação ao ano passado. O South Summit Brazil 2024 também registrou crescimento no número de investidores presentes (900), fundos de investimento (140), valor total de fundos sob gestão (US$ 213 bilhões). O evento recebeu no total 3 mil startups e contou com aproximadamente 300 palestras e painéis com a participação de 800 speakers.

 

“Materializamos aqui no South Summit Brazil algo que sempre sonhamos. Este evento é feito pelo ecossistema para o ecossistema. Engajamos diversos setores para fazer tudo isso acontecer. Estiveram aqui nomes importantes da área pública, privada e acadêmica, que colaboraram para que este evento extrapole as barreiras e seja também uma experiência com ações sociais, culturais, gastronômicas e de entretenimento. Tudo isso aqui é um movimento catalisador e um momento incomparável. Diversas pessoas fizeram o South Summit Brazil acontecer, e gostaria de agradecer a cada uma delas”, falou José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, em seu discurso na cerimônia de encerramento no Cais Mauá.

 

O ato que marcou o fim da terceira edição do South Summit Brazil contou com a presença de alguns destes nomes ressaltados por José Renato Hopf. Subiram no palco da Arena Stage autoridades do setor público, como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, além de María Benjumea, fundadora do South Summit na Espanha em 2012. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul é correalizador do South Summit Brasil, ao lado da IE University.

 

No encerramento, algumas novidades foram apresentadas ao público que lotou a Arena Stage. Uma delas foi a data da quarta edição do South Summit Brazil. No próximo ano, o evento acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de abril.

 

Outro anúncio realizado foi o das vencedoras da Startup Competition, um dos pontos altos em toda a programação do South Summit Brazil e que recebeu a inscrição de 2.050 startups de mais de 80 países. Após um processo seletivo criterioso por parte do comitê de especialistas realizado ao longo das últimas semanas, e a apresentação dos pitches das 50 finalistas nesta semana no Cais Mauá, foram definidas as cinco melhores.

 

Entre as campeãs da Startup Competition, quatro são do Brasil, e uma do Chile. A CROMAI, que atua no setor agrícola e tem base em São Paulo, foi a vencedora da categoria Destaque. Também da capital paulista, a B4Waste foi eleita a Mais Sustentável. De Porto Alegre (RS), a healthtech Ostera ganhou como Mais Escalável. A IBBX, de Capivari (SP), foi escolhida a Mais Inovadora. E a PhageLab do Chile, também uma healthtech, venceu na categoria Melhor Time.

 

“A nossa avaliação sobre o South Summit Brazil 2024 é muito positiva. Trabalhamos duro durante 12 meses para planejar todas as entregas, e para trabalhar as oportunidades de melhorias que identificamos em relação ao ano passado para oferecer um evento de mais qualidade. Nosso objetivo em 2024 foi realizar um evento ‘mais’, com mais mobilidade, circulação, conforto e áreas cobertas. Estamos muito felizes com a edição deste ano, e com a expectativa de que o South Summit Brasil 2025 será ainda melhor”, falou Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brazil.

 

Último dia reserva apresentações de Jeff Hoffman e inovação nas favelas

 

O terceiro e último dia do South Summit Brazil também ofereceu ao público uma rica jornada de conteúdo e troca de conhecimento. Um dos destaques na programação foi a apresentação do norte-americano Jeff Hoffman, fundador da Priceline.com/Booking.com. O norte-americano participou de dois painéis ao longo do dia, em que falou sobre a sua experiência como empreendedor em série e seus insights e visão do cenário global de inovação.

 

Entre os temas que se destacaram na programação, um dos principais foi o de inovação na área social. A CUFA (Central Única das Favelas) participou de dois painéis em que abordou como são desenvolvidos projetos dentro das favelas brasileiras. Um deles é o Favela Bank, banco que será criado para moradores de áreas carentes.

 

“A Favela Bank nascerá na favela, será feito para as pessoas da comunidade, e terá tudo o que os outros bancos oferecem. É uma possiblidade real transformar a vida das pessoas e trazer uma nova perspectiva para as comunidades”, falou Celso Athayde, fundador da CUFA e da Favela Holding.

 

Confira quem foram as vencedoras da Startup Competition

 

Categoria Destaque

Cromai Tecnologias Agrícolas (Brasil) – São Paulo (SP)

Categoria Industry 5.0

Transformação agrícola com inteligência artificial, visão computacional e análise de imagens multifatoriais.

 

Mais Escalável

Ostera (Brasil) – Porto Alegre (RS)

Categoria Health

OsteraTest usa inteligência artificial para prever as chances de um oócito produzir um embrião saudável, mesmo antes da fertilização, de forma não invasiva.

 

Mais Sustentável

B4Waste (Brasil) – São Paulo (SP)

Categoria Sustainabillity & ESG

Marketplace para conectar produtos próximos do prazo de validade com consumidores que pretendem consumi-los dentro do prazo.

 

Mais Inovadora

IBBX (Brasil) – Capivari (SP)

Categoria Industry 5.0

Uma solução IOT industrial completa com dispositivos que podem medir quase todos os dados em campo.

 

Melhor Time

PhageLab Laboratório de Biofilmes e Bacteriófagos da Uniso (Chile)

Categoria Health

Empresa global de biotecnologia focada em enfrentar a crise de resistência aos antibióticos.

 

Sobre o South Summit Brazil

 

Ponto de encontro global entre fundos de investimento, empresas e startups, o South Summit Brazil desembarcou em Porto Alegre em 2022. Surgiu em Madrid há 11 anos e já movimentou 13 USD Bi captados pelas startups ao longo da Startup Competition. Na edição 2024, os 38 mil metros quadrados de área receberam 55 países, 3 mil startups, 800 speakers, 140 fundos de investimento e cerca de 900 investidores, com USD 213 bilhões de fundos sob gestão. O South Summit Brazil tem como correalizadores o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a IE University, e foi realizado nos dias 20, 21 e 22 de março, no Cais Mauá.

 

Crédito: Trintadezessete