Gustavo Buske vence o primeiro concurso nacional de Sommelier de Águas e anuncia cartas exclusivas no Sul do país

O universo da gastronomia acaba de ganhar um novo protagonista — e não se trata de vinho, cerveja ou café. No último dia 1º de outubro, durante a ProWine São Paulo, o gaúcho Gustavo Buske, head sommelier da Coleção Casa Hotéis, alcançou um feito inédito: venceu o primeiro concurso brasileiro de sommelier de águas minerais promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP).

A conquista soma-se ao currículo de Buske, que já havia sido eleito Melhor Sommelier do RS em 2022 e 2023, desta vez no universo dos vinhos. Agora, entra para a história ao abrir caminho em uma área pouco explorada no país. “No Sul, sou o único”, resume. Com a nota mais alta da competição, também obteve o título de Sommelier de Águas Minerais.

Segundo ele, degustar água é tão complexo quanto avaliar um vinho. “Analisamos corpo, pH, mineralidade — o ponto central da avaliação —, dureza, que pode ser comparada aos taninos, e virginalidade, que revela a pureza da fonte”, explica. Para cada ocasião, existe uma indicação: águas específicas para crianças, mães em amamentação, atletas ou para harmonizar com pratos e bebidas como café, vinhos, cervejas e chás.

Do inusitado ao sofisticado: cartas de águas

Enquanto cartas de vinhos e coquetéis já são itens tradicionais em restaurantes e hotéis, o mercado de águas minerais premium ainda engatinha no Brasil. Hoje, apenas uma casa no país oferece uma carta dedicada ao produto. Essa realidade, no entanto, deve mudar em breve.

A Coleção Casa Hotéis, referência em hospitalidade na Serra Gaúcha, será pioneira ao implantar cartas de águas em suas operações. “Queremos transformar o que muitos ainda veem como commodity em uma experiência completa, mostrando que nossa preocupação vai da bebida à comida, do serviço ao sono”, projeta Buske. A ideia é que cada hotel da coleção tenha uma seleção de águas em sintonia com sua identidade gastronômica e carta de vinhos.

O que faz um sommelier de águas

Assim como no vinho, o papel do sommelier de águas é analisar características sensoriais — sabor, textura, mineralidade, temperatura e origem — e propor harmonizações adequadas. A formação inclui cursos específicos, técnicas de degustação e estudo sobre diferentes fontes minerais. A água, que por muito tempo foi tratada apenas como coadjuvante, começa a ganhar identidade própria.