Além do prêmio de Melhor Filme no Festival Cine del Mar, recebeu as menções honrosas no Portugal Indie Film Festival e Festival de Cinema de Sorocaba

 

Com direção e roteiro de João Carlos Cembranel, Sirius é uma obra de ficção ambientada no final da década de 1960, no auge da missão espacial que levou o homem pela primeira vez à lua. A produção trata da relação e do confronto de ideias que se estabelece entre um estranho e misterioso morador chamado Sirius e a jovem Angela, estudante que se encontra de férias na cidade de sua família. Paralelamente, o lugar e seus moradores vivenciam um efervescente período que compreende o lançamento da espaçonave Apollo 11 e seu pouso na lua.

 

Produção independente com belas panorâmicas rodadas no interior do Rio Grande do Sul, o longa-metragem destaca o belo Coxilha Negra, usina eólica localizada na cidade de Santana do Livramento. “Fazer SIRIUS em São Borja era como se divertir em família. Meus amigos participaram, seja no som ou figuração, meu falecido nôno sempre na claquete e minha mãe também ajudava quando alguém faltava. Anos depois, já morando em São Paulo, percebo o tamanho do trabalho que conseguimos fazer pensando no que tínhamos ao nosso alcance em relação às produções audiovisuais que trabalho hoje em dia”, afirma a atriz principal do filme, Bárbara Cembranel.

 

Sirius já chega com uma trajetória de respeito, prestigiado em festivais do mundo com destaque para o prêmio de Melhor Filme pela escolha do público no 16º Cine del Mar, em Punta del Leste, do Uruguai (2023); a Menção Honrosa no Portugal Indie Film Festival, em Cascais, em Portugal (2023); no Festival de Cinema de Sorocaba, interior de São Paulo (2023); e no 8º CineFest São Jorge, em Presidente Prudente, interior de São Paulo (2024). O longa estreia com exclusividade na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana.

 

João Carlos Cembranel é escritor, roteirista e fotógrafo, produtor teatral, audiovisual e proprietário da empresa RIO Uruguai Produções Cinematográficas Ltda., estabelecida em São Borja, no Rio Grande do Sul.

 

Sinopse

Em julho de 1969, na semana entre o lançamento da Apollo 11 e sua chegada à lua, o filme mostra o relacionamento entre uma jovem normalista de colégio católico em férias no interior e um estranho e misterioso morador com seus segredos, e as consequências para ambos. Ele é um alienígena do sistema SIRIUS que não acredita em vida após a morte, ela uma devota que não acredita em vida fora da Terra.

 

Ficha técnica

Brasil | 2022 | 102 min. |Ficção |12 anos | Idioma: português

Título Original: SIRIUS

Direção, roteiro e produção executiva: João Carlos Cembranel

Fotografia: Sol de Outubro

Montagem: Ítalo Bicca e J. C. Cembranel

Som: Bunker Sound Design

Edição de som: Augusto Stern e Fernando Efron

Direção de arte: João Carlos Cembranel

Coloração: Onda Finalização

Efeitos especiais: Forno.FX

 

Elenco

Assion Soustene Amoussou como Sirius

Bárbara Cembranel como Angela

José Benitez Mugarte Gonçalves como Lobisomem

Luis Fernando Juchem como Antonio

Laura Gusson como Ester

 

 

SIRIUS, filme de João Carlos Cembranel

Estreia dia 23 de outubro, 19h

Dias 27 e 29 de novembro, às 19h

Cinemateca Paulo Amorim – Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736