O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) concluiu entre novembro e o início de dezembro as primeiras duas jornadas do Projeto Do Lean à Indústria 4.0 realizadas ao longo do ano. A formatura de quase 40 multiplicadores representantes de 12 empresas de diferentes segmentos da área de abrangência do Simecs representa a consolidação do programa, cujo objetivo principal é promover a competitividade, fortalecendo a cadeia produtiva e ampliando a sustentabilidade do setor.
As duas primeiras turmas que se formaram no Projeto Do Lean à Indústria 4.0, iniciado a partir de fevereiro deste ano, são compostas por representantes das empresas IBR Redutores, Luxion luminação, Davieceli Ind. Metalúrgica LTDA , Stangherlini Indústria Mecânica e Mecânica CN (turma 1) e Massochini Moldes e Matrizes, Global Suprimentos, Tibre Estruturas Metálicas, Moferko Indústria e Comércio de Ferros Ltda , Lumibras Indústria e Comércio e Hidromas Brasil (turma 2). Ao longo dessa jornada, foram 36 horas de formação de multiplicadores, 120 horas de consultoria para a resolução de problemas e seis visitas técnicas a empresas já bem incorporadas aos conceitos de Lean Manufactury.
Essa mesma experiência está sendo vivenciada, atualmente, por 90 representantes de 26 empresas que ao longo de 2022 aderiram ao projeto do Simecs, que conta com a consultoria do Senai Mecatrônica (instrução e capacitação) e apoio financeiro do Sebrae e Sicredi. Para 2023, novas turmas já estão sendo fechadas, com perspectivas de uma adesão ainda maior de indústrias associadas ao maior sindicato industrial da Serra Gaúcha.
Daniel Ely, vice-presidente Administrativo Financeiro do Simecs, observa que, mais do que a simbologia de uma formatura, o encerramento dessas duas primeiras jornadas é valioso pelos resultados apresentados pelos multiplicadores nas diferentes áreas, da venda à entrega do produto, passando pelo comercial, suprimentos, engenharia, produção, faturamento, logística, compras e entregas. Na tradução literal, Lean significa “enxuto”, ou seja, o programa propõe que as empresas participantes tenham a possibilidade de melhorar sua produtividade com os recursos que já dispõem, sem desperdício, perdas ou retrabalho. “Sempre a criatividade antes do investimento, esse é o lema do Lean. A ideia é potencializar a participação das pessoas por meio de suas ideias, seja qual for sua atividade dentro da empresa”, destaca Ely.
Sobre o projeto
O Projeto Do Lean à Indústria 4.0, desenvolvido pelo Simecs, surge com a proposta de inserir as indústrias no processo de transformação digital, indústria inteligente e cultura da inovação, possibilitando aos associados o desenvolvimento e aprimoramento de seus processos produtivos, melhorando assim a produtividade e reduzindo os custos de produção.
O projeto tem o objetivo de promover a competitividade, fortalecendo toda a cadeia produtiva e ampliando a sustentabilidade do setor, além de inserir as indústrias no processo de transformação digital, indústria inteligente e cultura da inovação.
SOBRE O SIMECS
Com 65 anos de atuação, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região SIMECS é uma das maiores entidades patronais do Sul do país. Reúne mais de 4.500 empresas na base, de 17 municípios da Serra Gaúcha, que juntas respondem por 66 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$ 50 bilhões. Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional.
Dinâmica Conteúdo Inteligente