No Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, 16 de maio, Substância celebra o pioneirismo na produção de alimentos saudáveis e inclusivos.

 

Uma empresa que é sinônimo de alimentação saborosa e sem glúten. A Substância, de Porto Alegre, há quase 40 anos, foi a primeira indústria brasileira a produzir pratos saudáveis, congelados e em porções individuais. Com produção 100% isenta de glúten, a Substância oferece opções de cardápio para todas as refeições. Não por acaso, a marca cresce em um mercado cada vez mais atento à saúde.

 

No Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, celebrado em 16 de maio, a empresa reforça seu propósito de atender esse mercado crescente e toda e qualquer pessoa interessada em uma alimentação saudável e prática independentemente de suas restrições.

 

A doença celíaca é uma doença autoimune, desencadeada pela intolerância ao glúten, e que afeta 78 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a Federação Nacional das Associações de Celíacos (Fenacelbra/2024), estima que mais de 2 milhões de pessoas tenham a doença, embora muitos sequer tenham recebido esse diagnóstico.

 

Foi-se o tempo em que ser celíaco era sinônimo de comer refeições insossas ou ficar restrito a produzir seus próprios pratos para garantir uma alimentação isenta de glúten. Fundada há quase 38 anos, a Substância sempre privilegiou um cardápio saudável e com a grande maioria pratos sem farinhas brancas, especialmente de trigo. Desde 2019, a produção passou a ser totalmente livre de glúten.

 

A história da marca de pratos saborosos e saudáveis se mescla à trajetória de sua fundadora, Helena Tonetto. A psicóloga, com dois filhos pequenos, via que mulheres como ela precisavam de apoio para garantir uma alimentação saudável e prática em busca de manter a boa forma. Foi assim que, em 1987, com a ajuda de nutricionistas, Helena desenvolveu os pratos que marcam a identidade da Substância, conhecida por seus ingredientes e temperos naturais. Mais tarde, em 2015, Helena descobriu que era celíaca e transformou sua marca, que já primava pelos cuidados na produção, em totalmente sem glúten.

 

Na fábrica de mil metros quadrados localizada em Porto Alegre, 30 funcionários, incluindo engenheiro de alimentos e nutricionista são os responsáveis pela produção cuidadosa. O ambiente é totalmente isento de glúten, livre do risco de contaminação cruzada, o que garante a segurança para quem não pode consumir esse tipo de ingrediente. Os processos mesclam a produção artesanal com equipamentos de alta tecnologia, garantindo a qualidade e o sabor dos produtos. Além disso, tudo é produzido ali, desde molhos, massas e pães até receitas mais elaboradas.

 

Hoje os cerca de 80 produtos da linha seguem essa receita com opções ricas e super variadas, que vão desde o café da manhã à sobremesa. “É uma comida saudável, nutritiva, para comer com prazer. Tem pratos como lasanha, espaguete, salmão com arroz, peixe com amêndoas, pães, bolos, doces”, ilustra Helena.

 

Um dos sucessos de vendas é uma delícia que leva a marca da inovação característica da Substância: a pizza. Com sabores como pepperoni e provolone e seis queijos, a iguaria tem na massa ingredientes como queijo, polvilho e linhaça, que a tornam crocante e com sabor irresistível.

 

Recentemente, a Substância também incluiu lanches em seu mix de produtos vendidos no varejo. A coxinha de frango fit e a empadinha de frango fit são as novidades que já estão conquistando quem quer comer algo gostoso além das refeições principais.

 

Os produtos Substância estão disponíveis em toda a rede Zaffari/Bourbon no Rio Grande do Sul e em São Paulo e em mercados da rede Hippo e empórios de Santa Catarina. É possível ainda adquiri-los pelo site www.substancia.com.br e pelo Whatsapp (51) 98585-5385 (em Porto Alegre e Região Metropolitana).