
Uma boa organização, o uso de roupas térmicas e o seguro viagem vai fazer com que a experiência seja ainda melhor
Julho e agosto são os meses mais frios do ano e quando as temperaturas caem e os casacos saem do armário, muitos brasileiros vão em busca do turismo de inverno, com viagens nacionais e internacionais. Seja para curtir destinos com neve, paisagens serranas ou apenas mudar de ares, destinos como esse exigem atenção redobrada na hora de planejar.
Especialista no assunto, Marco Lisboa é CEO da 3, 2, 1 GO!, uma rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagens completas, reuniu seis dicas essenciais para quem vai viajar nas baixas temperaturas:
Escolha do destino
Julho é tradicionalmente um mês de recesso escolar, o que favorece viagens em família. Muitas pessoas aproveitam esse período para visitar lugares com baixas temperaturas, tanto no Brasil quanto no exterior. Cidades como Gramado(RS), Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG) e Petrópolis(RJ) são as mais procuradas nesse período, explica o CEO da 3, 2, 1 GO!:
“O frio é uma atração para grande parte dos brasileiros, principalmente os que vivem em regiões tropicais. A possibilidade de ver neve ou curtir temperaturas negativas desperta o desejo de muitos turistas, seja em família, viagem de amigos ou de casal, especialmente para lugares como Bariloche na Argentina, Santiago e Valle Nevado no Chile, e destinos da Serra Gaúcha”.
Invista em roupas térmicas
Apenas um casaco grosso pode não ser o suficiente para regiões que marcam 10º, 5º ou até mesmo abaixo de zero. Para que a viagem seja agradável, use o sistema de camadas para não sofrer:
“Uma roupa térmica próxima ao corpo, seguida por peças de aquecimento como suéteres e um casaco impermeável é o mais indicado para esses destinos. Isso permite regular a temperatura conforme o ambiente”, alerta Lisboa.
Hidrate-se, mesmo sem sede
No frio, a sensação de sede diminui, mas a necessidade de hidratação permanece. A pele resseca mais e o corpo continua perdendo água, especialmente em locais com calefação. Leve sempre uma garrafinha e invista também em cremes hidratantes para o corpo e para a boca, que pode sofrer mais ressecamento nesse período.
Cuidado com estradas
Para quem vai dirigir em regiões montanhosas ou com possibilidade de geada, atenção redobrada: verifique os pneus, freios e use correntes se necessário.
“Se a região for de neve, o ideal mesmo é contratar passeios com transfer, já que esses profissionais estão acostumados com esse tipo de estrada. Tem economias que não valem a pena e podem ser arriscadas, então a segurança tem que vir sempre em primeiro lugar”, alerta o CEO da 3, 2, 1 GO!
Seguro viagem e Chip de celular
Tão importante quanto as roupas de inverno, fazer um seguro viagem é essencial para quem vai viajar para lugares de frio e neve. Esportes radicais como esqui e snowboarding podem ser arriscados, caso haja uma queda:
“Ninguém quer precisar interromper a viagem ou gastar um valor absurdo em caso de acidentes. Em alguns países, não existe atendimento público e o acesso ao hospital pode ser caríssimo. Então sair do Brasil já com o seguro de viagem é indispensável, assim como o chip de celular. Estar assegurado e conseguir se comunicar vai garantir uma experiência mais agradável no passeio”, alerta Lisboa.
Organização
Faça roteiros e monte uma programação completa para cada dia das férias, antes mesmo de embarcar. Para quem não sabe fazer isso, ou não tem tempo, contratar um agente de viagem pode ser a melhor opção:
“Esse profissional vai ficar responsável por cuidar de todos os detalhes, desde a compra da passagem com os melhores preços, ao fechamento do hotel, transfer, passeios, indicações de restaurantes, seguro, chip e tudo para fazer com que sua experiência seja inesquecível e claro, sem perrengues”, explica o CEO da 3, 2, 1 GO!.
Sobre a 3, 2, 1 GO!
Fundada em 2019, a 3,2,1 GO! é uma rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagens completas para os parques de Orlando e outros destinos nacionais e internacionais. A empresa atua como consultora e cuida de todos os detalhes, desde a emissão de visto e seguro viagem, até passagem aérea e hospedagem, tudo pensado de forma exclusiva e personalizada. A marca visa explorar o potencial do mercado de turismo em expansão e também atua com viagens para empreendedores que buscam fazer estudo de viabilidade de seus negócios fora do país. A rede faturou R$ 4,4 milhões em 2024, tem 70 franqueados no Brasil e no exterior, como Estados Unidos, Europa e Ásia.