Evento multicultural será no dia 09 de novembro, a partir das 15h, às margens do Rio dos Sinos, em São Leopoldo; A edição marca a estreia do Eternos Cascavelletes

 

No dia 9 de novembro, a partir das 15h, São Leopoldo recebe a última edição de 2025 do Sarau do Rio, um dos eventos multiculturais mais vibrantes do Vale dos Sinos. A programação promete uma imersão em arte, cultura e convivência, com exposições, intervenções artísticas, feira criativa, gastronomia e shows. Entre as atrações principais estão a Bataclã FC e do Eternos Cascavelletes, que reúne três integrantes originais da icônica banda gaúcha dos anos 1980 — um tributo que desperta memórias e celebra uma das fases mais marcantes do rock do Sul. Com entrada gratuita, o Sarau acontece no Museu do Rio, na Rua da Praia, às margens do Rio dos Sinos — cenário que reforça a proposta do evento de reconectar a cidade às suas origens e à beleza natural que a cerca.

 

Com uma programação plural e vibrante, o Sarau do Rio encerra o ano celebrando a arte em suas mais diversas expressões. No palco principal, a partir das 15h, nomes como Cláudio Nilson e convidados, Grupo SOS, Jo Melia, Tributo ao Rappa e Bataclã FC prometem embalar o público com boa música e energia contagiante, sob o comando da DJ Adriana Banana, que abre a festa. O destaque especial fica por conta do Eternos Cascavelletes, que reunirá, novamente, os músicos Frank Jorge (baixo), Alexandre Barea (bateria) e Humberto Petinelli (Teclados), integrantes originais da icônica banda gaúcha para um encontro que celebra a irreverência e a história do rock do Sul, e ainda Paulo Dantas, do Jupiter Day (Vocal) e Vice Velvet (Guitarra).

 

No Terreno Cultural, o convite é para um mergulho na arte e na sensibilidade. O público poderá participar da oficina “Pássaros e Poesia”, conduzida por Klau Brentano, onde papéis coloridos se transformam em asas e palavras; conferir a delicada exposição “Varal casa corpo e rastros”, do artista Vergílio Lopes, que transforma gestos cotidianos em imagens poéticas; e se encantar com apresentações teatrais, contação de histórias e performances cênicas. “Encerramos o ano com o coração pleno e agradecido. Cada edição do Sarau do Rio é um reencontro com a vida, com a cidade e com as pessoas que acreditam no poder transformador da arte. Ver a Rua da Praia pulsando novamente, depois de tudo o que vivemos, é a prova de que a cultura também é um ato de cura e de esperança.” — Klau Brentano, organizadora do Sarau do Rio”, afirma Klau Brentano, presidente da ALEC – Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, organizadora do evento.

 

O evento ainda conta com feira criativa, food trucks, cerveja artesanal, além de intérprete de Libras e acessibilidade física, reforçando o compromisso do Sarau do Rio com a arte como espaço de encontro, inclusão e afeto — tudo com entrada gratuita.

 

O INÍCIO

 

Desde 2017, o Museu do Rio se transforma em um ponto de encontro para a arte, a música e a convivência. O Sarau do Rio é um evento multicultural que, a cada edição, reúne apresentações musicais, exposições de arte, oficinas infantis e literárias, além de expositores da economia criativa e solidária e uma deliciosa variedade gastronômica. Mais do que um festival, o projeto representa o reencontro da comunidade de São Leopoldo com o Rio dos Sinos — um gesto simbólico de reconexão com suas origens e com a própria cidade. A cada edição, o clima é de alegria e pertencimento: o Sarau aproxima as pessoas, desperta memórias e se torna, verdadeiramente, um alimento para a alma.

 

O evento é uma promoção da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), através das leis federal e estadual de incentivo à cultura, conta com o patrocínio master da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás, patrocínio da Unimed Vale do Sinos e Ferramentas Gedore do Brasil, copatrocínio da Unique Rubber e Superlegal Brinquedos, apoio da Prefeitura de São Leopoldo, financiamento do Pró-Cultura LIC/RS e realização da ALEC, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO*

 

PALCO PRINCIPAL

Horários e atrações:

 

15:00 – DJ Adriana Banana

 

15:30 – Cláudio Nilson e convidados

 

16:30 – Grupo SOS

 

17:30 – Jo Melia

 

18:30 – Tributo ao Rappa

 

19:30 – Eternos Cascavelletes

 

21:30 – Bataclã FC

 

DEMAIS ATRAÇÕES

 

TERRENO CULTURAL

 

Horários e atrações:

 

15:00 às 18:00 – Oficina de Artes Ateliê Klau Brentano – Pássaro e Poesia – Oficina de dobradura de papel

 

16:00 – Sandro Souza – Música instrumental

 

17:00 – Contação de histórias com Jane Engel

 

17:30 – Espetáculo Teatral do Grupo Cuidado que Mancha – “Quem não dança, balança a criança”

 

18:30 – Intervenção cênica com Ambizela

 

OUTRAS ATRAÇÕES

 

– Intervenção Cênica Fada das Bolhas

 

– Exposição de artes visuais com Vergílio Lopes – Varal casa corpo e rastros domésticos

 

– Oficina de Muralismo com Rogério Tosca

 

– Feira Criativa

 

– Food Trucks

 

– Cerveja artesanal

 

– Intérprete de libras, guia vidente e acessibilidade física

 

– Programação gratuita

 

*Programação sujeita a alterações. Em caso de chuva, o evento será mantido. Só haverá cancelamento no caso de chuva forte com riscos de alagamento no local

 

SERVIÇO:

 

O que: Sarau do Rio

 

Data: 09 de novembro

 

Horário: domingo, a partir das 15h

 

Local: Museu do Rio (Rua da Praia – São Leopoldo)

 

Classificação: livre

 

Entrada gratuita

 

SIGA NAS REDES:

 

Evento: Sarau do Rio

 

SOBRE ALEC

 

Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, tem como objetivo fomentar o esporte e a cultura em todo o estado do Rio Grande do Sul, através da realização de eventos e gerenciamento de equipes e projetos educativos vinculados ao Esporte, à Cultura e ao Lazer. Desde a sua fundação no ano de 2010, a Associação já realizou, em parceria com diversas entidades e empresas gaúchas, inúmeros eventos esportivos e culturais, agregando grande valor a cada ação realizada, instantaneamente repassado aos patrocinadores de seus eventos e projetos.