A Oktoberfest Blumenau está para Santa Catarina como o Carnaval está para o Rio de Janeiro. Considerada a maior festa alemã das Américas, ela atrai milhares de turistas todos os anos e, em 2025, comemora sua 40ª edição. O evento será realizado de 8 a 26 de outubro, no Parque Vila Germânica, com várias novidades. Mas, além da tradicional celebração em Blumenau, outubro também é o mês em que outras cidades catarinenses promovem festas igualmente ricas em cultura, gastronomia e música, ampliando as opções para os visitantes que escolhem a região como destino.

 

Em Timbó, a Festa do Imigrante é realizada em dois fins de semana em 2025, o primeiro já aconteceu, mas inda dá tempo de aproveitar a festa até domingo (12/10). Reunindo descendentes de italianos, alemães e pomeranos em desfiles, feiras, danças e shows o evento resgata as tradições familiares. Já em Rio do Sul, a segunda edição do Circuito Gastronômico Rio de Sabores ocorre até o dia 19 de outubro, com menus exclusivos criados por 16 estabelecimentos, todos inspirados nos sabores, ingredientes e histórias locais.

 

Municípios próximos de Blumenau, como Gaspar e Pomerode, também se beneficiam com a movimentação de turistas e oferecem inúmeras opções de lazer: desde parques aquáticos, trilhas, cachoeiras e gastronomia típica até passeios culturais.

 

“Ao optar por cidades vizinhas, muitos visitantes da Oktoberfest buscam tranquilidade para descansar após a festa. Além disso, valorizam hotéis que ofereçam conforto, hospitalidade e experiências complementares de turismo e gastronomia regional”, conta Angela Pereira Spengler, gestora financeira e de reservas do Hotel Raul’s, em Gaspar.

 

Ela explica que o hotel se organiza com antecedência para a festa, reforçando sua equipe, oferecendo pacotes especiais e firmando parcerias com agências de transportes. “E, já na chegada, os hóspedes são recebidos com um chope de boas-vindas no check-in, um gesto que valoriza a experiência e evidencia a tradição da festa”, complementa Angela.

 

O comércio local também se prepara para a chegada dos viajantes, com restaurantes, bares e lojas oferecendo cardápios típicos, decoração temática e promoções especiais, reforçando o clima típico em toda a região.

 

De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), os turistas que vêm para a Oktoberfest encontram vantagens em escolher hospedagens nos arredores. “Além de tarifas mais competitivas, o visitante pode vivenciar não apenas a Oktoberfest, mas também as outras festas e atrações em todo o Vale Europeu, ampliando a vivência cultural e turística”, afirma Tatiana Honczaryk, presidente do Sihorbs.

 

Eventos de ponta a ponta do Estado

 

Um pouco mais longe dali, em Brusque, a Fenarreco chega à 38ª edição entre os dias 9 e 19 de outubro, com destaque para a gastronomia típica, como o marreco recheado, e também desfiles e apresentações culturais. No Oeste, o município de Treze Tílias realiza a Tirolerfest, de 10 a 13 de outubro, e homenageia os 92 anos da imigração austríaca na região, com música tradicional, gastronomia típica e artesanato.

 

Já no Litoral, Itajaí sedia a Marejada, de 2 a 19 de outubro, reconhecida como a maior festa do pescado do Brasil, que une a herança portuguesa com a culinária à base de frutos do mar e traz shows nacionais e atrações culturais para toda a família. Em Porto Belo, o tradicional Festival do Camarão ocorre de 10 a 19 de outubro, com gastronomia típica e distribuição do maior risoto de frutos do mar do Brasil, além de apresentações nacionais.

 

Sobre o Sihorbs

 

O Sihorbs é uma entidade patronal, “defensora das empresas”. Foi constituído para fins de estudo, coordenação, proteção, representação legal das categorias econômicas e negociação da Convenção Coletiva de Trabalho das empresas referidas no 5º Grupo do art. 577 da CLT: Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares. O sindicato tem sede no município de Blumenau, mas sua base territorial se estende aos municípios de Agrolândia, Apiúna, Ascurra, Agronômica, Atalanta, Aurora, Benedito Novo, Braço do Trombudo, Chapadão do Lajeado, Dona Emma, Doutor Pedrinho, Gaspar, Ibirama, Ilhota, Imbuia, Indaial, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Luís Alves, Massaranduba, Mirim Doce, Petrolândia, Pomerode, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio dos Cedros, Rio do Sul, Rodeio, Salete, Taió, Timbó, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum.