Tendência de bem-estar influencia forma com que consumidores percebem os ingredientes e faz com que associem sabores ligados a frutas e cores relacionadas à natureza a maiores ganhos funcionais

 

As principais preferências dos consumidores globais estão seguindo uma tendência cada vez mais voltada ao bem-estar e para apoiar seus objetivos de saúde eles estão fazendo escolhas mais conscientes sobre o que comem e bebem. Com isso, as categorias de alimentos e bebidas funcionais estão em alta, já que as pessoas buscam produtos do dia a dia que tragam benefícios extras para o bem-estar. É o que constatou um estudo recente da ADM, líder global em nutrição humana e animal, comercialização de grãos e insumos.

 

Essa mudança se reflete não apenas nas escolhas de estilo de vida, mas também no comportamento de compra. O levantamento Consumers Associations with Wellness 2025, realizado pela equipe de nutrição humana da ADM, aponta que os consumidores estão cada vez mais atraídos por produtos que oferecem benefícios funcionais com impacto nas emoções, evocando sentimentos de calma, conforto e equilíbrio por meio de suas escolhas de alimentos e bebidas

 

Com uma maior integração entre alimentação e bem-estar, a indústria tem o desafio de ajudar as marcas a criar produtos que se destaquem, chamem a atenção do consumidor e atendam aos objetivos de saúde física e emocional, ao mesmo tempo em que tornam a experiência prazerosa. A criação de produtos alinhados a essa demanda crescente requer a combinação de aromas, cores e ingredientes que promovam experiências sensoriais memoráveis, evoquem sentimentos reconfortantes, por exemplo, contribuindo também para o bom funcionamento do organismo, com benefícios para o intestino e a imunidade.

 

O estudo aponta que, globalmente, pelo menos uma vez por semana, 80% dos consumidores consomem bebidas quentes como chás para melhorar a saúde, 72% consomem iogurtes naturais com esse mesmo objetivo e 70% consomem snacks salgados também com foco em benefícios para o organismo. O interesse crescente por uma alimentação mais funcional também está influenciando a forma como os consumidores percebem os ingredientes, sabores, cores e até mesmo os formatos dos produtos.

 

“Ingredientes tradicionalmente ligados a benefícios específicos – como probióticos para o bom funcionamento intestinal, botânicos para relaxamento ou vitaminas para imunidade – estão ganhando uma aceitação mais ampla quando combinados com alimentos e bebidas conhecidos e prazerosos. Ao mesmo tempo, o sabor e a experiência sensorial continuam sendo essenciais. Os consumidores buscam produtos que não apenas tragam benefícios à saúde, mas também ofereçam conforto, prazer ou momentos de escape”, Flávia Inoue, gerente de marketing de bebidas da ADM para a América Latina.

 

O estudo elencou dados sobre dez áreas-chave que impulsionam as tendências de bem-estar atuais, sendo elas: função imune, hidratação, digestão, controle do peso, energia, saúde cognitiva, cardiovascular, óssea e feminina. Os consumidores associaram os sabores cítricos a benefícios para a saúde em diversas categorias de alimentos e bebidas. O sabor de laranja foi o mais mencionado, sendo associado a 70% das categorias de benefícios percebidos, seguido pelos sabores de limão (60%), mel (50%) e maçã (40%).

 

Para ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, as marcas também devem oferecer uma experiência de sabor que esteja alinhada às expectativas dos consumidores — familiar, agradável e memorável. As inovações mais eficazes equilibram funcionalidade e sabor, criando produtos que sejam ao mesmo tempo confiáveis e agradáveis ao paladar. Já as cores mais associadas aos benefícios na alimentação são a laranja (100%), o verde (100%) e o azul (70%), este último remetendo à calma. Nesse cenário, a indústria alimentícia tem apostado em cores provenientes da própria natureza como a spirulina, a cúrcuma e o urucum, como ferramentas para capturar o olhar do consumidor que busca por soluções mais naturais e criar narrativas que reforcem os atributos dos ganhos para a saúde emocional e física.

 

Observa-se, de forma geral, um resgate da nostalgia em diferentes setores e no mundo dos alimentos e bebidas não é diferente. Isso, somado a uma integração maior entre alimentação e hábitos saudáveis, cria desejos mais conscientes. Os consumidores são guiados não só por benefícios à saúde, mas também por vínculos afetivos e emocionais.

 

“Temos um amplo horizonte de oportunidades de inovação para entregar produtos funcionais e versáteis, que também remetam a certa afetividade, tarefa nem sempre fácil.” Para Flávia, “equilibrar sabores atrativos com benefícios funcionais é hoje um dos maiores desafios da indústria. O sucesso está justamente em oferecer vantagens para o organismo sem abrir mão de uma experiência sensorial prazerosa”, conclui.

 

Sobre a ADM

 

A ADM desbloqueia o poder da natureza para enriquecer a qualidade de vida. Somos uma essencial gestora e processadora global da cadeia de suprimentos agrícolas, garantindo a segurança alimentar ao conectar necessidades locais com capacidades globais. Somos um provedor líder de nutrição humana e animal, oferecendo um dos portfólios mais amplos da indústria de ingredientes e soluções naturais. Somos pioneiros em saúde e bem-estar, com uma linha de produtos líder da indústria para consumidores em busca de novas maneiras de viver vidas mais saudáveis. Somos inovadores de ponta, guiando o caminho para um futuro de novas soluções para consumidores e indústria. E somos líderes em sustentabilidade, atuando em toda a cadeia de valor para ajudar na descarbonização das múltiplas indústrias que atendemos. Ao redor do mundo, nossa inovação e expertise estão atendendo necessidades críticas, nutrindo a qualidade de vida e apoiando um planeta mais saudável. Saiba mais em http://www.adm.com/