
Comércio da moda espera crescer até 40% na data.Para potencializar vendas, Mega Moda lança promoção de pontos em dobro no seu programa de fidelidade
Com expectativa de movimentar cerca de R$ 23 bilhões no comércio brasileiro, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil, o Dia dos Namorados já aquece o setor de moda em diversas regiões do país — e, em Goiânia, o termômetro principal é a movimentação na Região da 44. Reconhecida como um dos maiores pólos de moda atacadista da América Latina, a área concentra a operação do Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, que juntos abrigam cerca de 1.300 lojistas, dos quais 73% são produtores regionais.
A data vem acompanhada de um otimismo cauteloso. Mesmo com 51% dos brasileiros declarando que pretendem gastar menos neste ano, de acordo com pesquisa da Hibou e Score Group, o vestuário se mantém entre os itens mais desejados para presentear: perfumes lideram (50%), seguidos por roupas (48%), chocolate (41%) e viagens (37%). A pesquisa aponta ainda que 61% pretendem comemorar a data, mesmo com orçamento apertado, adaptando os gastos ao cenário financeiro.
“A antecipação é uma estratégia consolidada, mas, para este ano, esperamos um crescimento de até 40% nas vendas também no varejo, principalmente pela força do nosso mix de produtos. Afinal, aqui temos roupas, acessórios e até perfumes para atender o desejos de compra do mercado”, afirma Paula Sepulveda, gerente de marketing do Mega Moda.
*Promoção com pontos em dobro reforça apelo ao consumidor*
Com foco em fidelização e estímulo ao consumo, o Mega Moda também lançou uma campanha promocional especial para o Dia dos Namorados. De 19 de maio a 15 de junho, a cada R$500 em compras, os consumidores ganham o dobro de pontos no Clube Mega — programa de fidelidade dos empreendimentos. A iniciativa visa não apenas atrair clientes, mas criar vínculo com o público recorrente, que busca benefícios extras ao consumir.
“A ação é voltada tanto para atacadistas quanto para varejistas e consumidores finais, apostando em uma experiência de compra mais vantajosa neste momento estratégico do varejo de moda”, explica Sepulveda.
Linho, malharia fina e jeans premium
A diversidade de estilos tem marcado as vitrines da Região da 44 neste mês. Aposta em roupas coordenadas para casais, peças em tecidos nobres como linho, camisaria casual e jeans premium refletem o comportamento de consumo que valoriza a qualidade e a durabilidade. A Vaibe Jeans, marca consolidada no complexo, aposta em looks mais refinados e afirma que as vendas devem crescer 30% em relação a 2024.
“Os produtos mais procurados neste ano são as peças femininas em linho e a camisaria masculina. Houve uma mudança clara no perfil do cliente. O atendimento online pelo WhatsApp, por exemplo, cresceu muito”, explica Eliane da Silva Moura, gerente da loja, destacando também uma crescendo movimentação na loja física.
O setor calçadista também registra sinais positivos. Euda Portilho, da Urze Calçados, situada no Mega Moda Park, destaca o crescimento da procura por anabelas e saltos médios, além do fortalecimento das vendas digitais: “Estamos inovando nas coleções e no atendimento. Isso tem trazido resultados consistentes”.
Presente ideal: menos valor, mais intenção
A pesquisa da Hibou mostra que 51% dos consumidores priorizam o afeto na escolha do presente, enquanto apenas 1% considera que o item precisa ser caro. Os fatores de decisão passam por qualidade (55%), preço (36%) e facilidade de compra (30%). Além disso, redes sociais influenciam 40% das escolhas, superando inclusive anúncios de TV, e-mail marketing ou indicações presenciais.
Com um perfil de consumo mais criterioso, o brasileiro também busca por presentes entre R$ 100 e R$ 250 — faixa que concentra quase metade das intenções de compra. O pagamento deve ser feito, em sua maioria, no cartão de crédito parcelado (31%).
Sobre a pesquisa
Realizada entre os dias 26 e 28 de maio de 2025, a pesquisa da Hibou com o Score Group ouviu mais de 1.200 brasileiros, com margem de erro de 2,7%. O levantamento traçou o comportamento do consumidor para a data, identificando tendências que orientam o varejo e marcas a ajustarem suas estratégias.“Há romantismo ainda, mas ele vem embalado em praticidade, economia e afeto mais realista”, resume Ligia Mello, CSO da Hibou.
O Mega Moda
O Mega Moda é o maior complexo de moda atacadista do Brasil, localizado na Região da 44, em Goiânia (GO). Formado pelos shoppings Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, reúne cerca de 1.300 lojas, sendo 73% de produtores regionais, com foco em moda feminina, masculina, infantil, calçados, acessórios e cosméticos.
Localizado na região da 44, que é reconhecida como um dos principais pólos de moda da América Latina, o Mega Moda atrai lojistas de todo o país e aposta em ações promocionais estratégicas, variedade de produtos e no programa de fidelidade Clube Mega para fidelizar clientes e impulsionar o setor têxtil regional.