A escolha dos 24 vinhos e espumantes destacados foi feita por votação pelos
participantes nos dois dias do evento no Square Garden Destemperados.
Nas últimas segunda e terça-feira, 23 e 24 de outubro, o Rota Rara – Experiência de Vinho reuniu no seu lançamento mais de 500 pessoas entusiastas do mundo do vinho ao redor de 92 rótulos de 54 vinícolas gaúchas. Produtores, empresários, formadores de opinião, enófilos, influenciadores, entre tantos outros puderam desfrutar de horas de degustação e de conhecimento no Square Garden Destemperados.
Idealizado por Guilherme Balle da Growth Food Business Design e por Gilberto Vives e Renata Quadros da CAV – Vinhos e Eventos, a experiência Rota Rara possibilitou novas descobertas e percepções do público, não só pelo contato com rótulos que ainda não conhecia, mas também pelo formato diferenciado do evento, com estações segmentadas e os vinhos organizados por tipos (espumantes, brancos, rosés e tintos) e não por vinícolas, como costumamos encontrar no mercado. Essa divisão permitiu que o consumidor pudesse percorrer livremente com sua própria taça de cristal, comparar os vinhos lado a lado, ampliar seu paladar e descobrir aqueles que mais lhe agradaram.
A seleção de cada um dos rótulos foi feita de forma meticulosa e abrangente.“Fizemos uma cuidadosa seleção: vinícolas tradicionais e novas, grandes e pequenas, de diferentes regiões. Expressando as distintas características dos terroirs do Rio Grande do Sul. Realizamos a curadoria de produtos icônicos, premiados, rótulos que são lançamentos no mercado. Vinhos elaborados por meio de métodos clássicos de vinificação, vinhos inovadores ou com baixa intervenção. Espumantes, vinhos brancos, vinhos rosés, vinhos tintos. De diferentes estilos. Para todos os gostos. Porque não é apenas o vinho que nos une, é a busca pela excelência, a paixão pela cultura vitivinícola e o desejo de compartilhar momentos inesquecíveis”, destaca Guilherme Balle.
E num evento no qual tradição e inovação andam de mãos dadas, o Rota Rara homenageou um ícone da indústria do Rio Grande do Sul, o enólogo Adolfo Lona recebeu o título de patrono do evento, por toda a sua história junto aos vinhos brasileiros, por produzir seus espumantes e vinhos sempre mirando a excelência e também por todo ensinamento passado ao longo dos anos para todo o mercado.
“Adolfo Lona é um verdadeiro entendedor dessa arte milenar, que dedicou sua vida a explorar e compartilhar o mundo dos vinhos. Seu vasto conhecimento e paixão são inigualáveis. Além disso, é um ser que sabe transmitir suas experiências de forma cativante. Suas histórias nos enchem de admiração e inspiração. Ele está sempre disposto a compartilhar seus conhecimentos, ensinar e orientar com paciência, entusiasmo e muita descontração. Lona será sempre lembrado como o mestre que nos fez enxergar a beleza e alegria que existe em cada garrafa de vinho”, ressaltou Gilberto Vives.
Rótulos premiados pelo público
Outra inovação do Rota Rara foi a escolha dos vinhos e espumantes destaques do evento a partir de votação dos próprios participantes, dando voz ao consumidor e buscando democratizar e valorizar as opiniões independente do nível de conhecimento enológico.
Os melhores vinhos em cada uma das categorias foram: Inclusive Wine Rosé – Destaque Espumante; Sozo Fumé Blanc – Destaque Vinho Branco; Marzarotto Cabernet Franc – Destaque Vinho Tinto; Espumante Guatambu Isadora Nature Rosé – Destaque Design; Espumante Buffon Nature Negro Petit Verdot – Destaque Inovação; Espumante Fellini Brut Rosé – Destaque Custo-benefício; e Vinho Mena Kaho Maddalena Rosé que venceu em duas categorias: Destaque Vinho Rosé e Destaque Melhor Vinho do Evento.
“Estamos aqui para celebrar a cultura do vinho. O Rota Rara tem uma missão clara que é elevar a bandeira do vinho gaúcho, destacar o árduo trabalho das vinícolas e a qualidade de seus produtos. Essa abordagem não apenas enriquece a experiência dos participantes do evento, mas também fornece informações valiosas para aprimorar as decisões das empresas do setor”, afirma Renata Quadros.
Próximos passos
A primeira edição do Rota Rara é apenas o ponto de partida para um projeto ambicioso que vai aproximar as diversas regiões produtoras de vinho do Rio Grande do Sul do consumidor ao longo do próximo ano.
“Ainda estamos consolidando as informações, mas o que podemos afirmar é que o feedback de quem vivenciou a nossa experiência no Rota Rara é extremamente positivo. Temos pontos a ajustar e não poderia ser diferente para uma primeira edição de um evento deste porte e relevância. Mas nosso posicionamento e diferenciais já estão sedimentados, nossa proposta de valor validada e confirmada e nosso propósito foi reforçado para nortear os próximos passos. Abrimos o caminho para inúmeras alternativas e oportunidades que ampliam ainda mais nosso campo de atuação. E, em breve, traremos novidades”, finaliza Balle.
Para mais informações sobre a continuidade do Rota Rara – Experiência de Vinhos, basta acessar o site ou as redes sociais do projeto.
Confira abaixo todos os rótulos premiados nesta primeira edição do evento:
Destaque Vinho Branco:
1° Sozo Fumé Blanc
2° Caetano Vicentino Chardonnay
3° Maximo Boschi Biografia Chardonnay
Destaque Espumante:
1° Inclusive Wine Rosé
2° Guatambu Isadora Nature Rosé
3° Fellini Brut Rosé
Destaque Vinho Rosé:
1° Mena Kaho Maddalena
2° Seis Mãos Solo e Sol
3° Don Giovanni Pinot Noir
Destaque Vinho Tinto:
1° Marzarotto Cabernet Franc
2° Adolfo Lona Baron Assemblage
3° Ruiz Gastaldo Nevoeiro Nebbiolo
Destaque Design:
1° Espumante Guatambu Isadora Nature Rosé
2° Vinho Cave de Angelina Domans Rosé
3° Vinho Marzarotto Cabernet Franc
Destaque Inovação:
1° Espumante Buffon Nature Negro Petit Verdot
2° Vinho Quinta Barroca da Tília Diana Clarete Rosado
3° Espumante Fellini Rosé Brut
Destaque Custo-benefício:
1° Espumante Fellini Brut Rosé
2° Vinho Garibaldi VG Alvarinho
3° Espumante Chandon Passion
Destaque Melhor Vinho do Evento:
1° Vinho Mena Kaho Maddalena Rosé
2° Vinho Adolfo Lona Baron Assemblage
3° Vinho Sozo Fumé Blanc
Informações para imprensa:
Gengibre.cc