
Com 180 unidades e foco em sustentabilidade, o JAH Açaí, Sorvetes e Picolés se consolida no mercado de açaí, que cresce 15% ao ano
O açaí, fruto amazônico conhecido por seus benefícios nutricionais, transformou-se em um dos produtos mais estratégicos do agronegócio brasileiro. Com um crescimento de 15% ao ano no consumo doméstico, o setor movimenta mais de R$ 40 bilhões, segundo a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e posiciona o Brasil como líder global no segmento. A expansão de redes como o JAH Açaí, Sorvetes e Picolés, que atende mais de 500 mil clientes mensalmente em 180 unidades espalhadas por 13 estados, ilustra o impacto desse fenômeno.
Fundada em 2009 em Conselheiro Lafaiete (MG), o JAH iniciou como uma loja simples de açaí, mas passou por uma transformação significativa a partir de 2016, quando aderiu ao franchising. Hoje, a rede celebra 15 anos de presença no mercado e 10 deles dedicados ao modelo de franquia para expansão do negócio, e prevê um faturamento de R$ 130 milhões ainda este ano. Com duas fábricas, localizadas em Belo Horizonte (MG) e Sorocaba (SP), a empresa se consolidou como a maior self-service de açaí, sorvetes e picolés do Brasil.
O sucesso do JAH reflete o avanço do mercado de açaí como um todo. Nos últimos cinco anos, a produção brasileira do fruto cresceu 70%, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 2023, o país exportou mais de 68 toneladas de derivados de açaí, representando um aumento de 41% em relação ao ano anterior, conforme dados do Ministério da Agricultura. Esse crescimento é sustentado pela valorização global do açaí como um superalimento, rico em antioxidantes e nutrientes, com forte demanda em países como Estados Unidos, Japão e Austrália.
Vendas de açaí supera a de sorvetes no país
No Brasil, o consumo também se popularizou. Redes de açaíterias e supermercados têm impulsionado o acesso do público a produtos que combinam tradição e inovação. Estudos da Scantech apontam que o mercado de açaí cresceu 12,9% no primeiro semestre de 2024, enquanto dados da Fispal Sorvetes revelam que o fruto já representa 55,4% da comercialização da indústria de sorvetes no país.
O JAH se destaca não apenas pelo volume de vendas, mas também pelo compromisso com a sustentabilidade. “Nós adotamos rigorosos padrões de rastreabilidade, assegurando que o açaí utilizado em nossos produtos seja proveniente de fornecedores certificados, com práticas legais e ambientalmente responsáveis”, comenta Rafael Corte, co-founder e CEO da rede. Além disso, a marca investe em materiais biodegradáveis e firmou cláusulas contratuais que garantem conformidade ambiental e trabalhista em toda a sua cadeia produtiva.
O foco na qualidade e na inovação também impulsiona a expansão da rede. Em 2020, a entrada do ator Caio Castro como sócio contribuiu para fortalecer a imagem da marca e ampliar sua visibilidade. Atualmente, o JAH segue investindo na abertura de novas franquias, alinhado ao crescimento da demanda por opções saudáveis e naturais, já que oferece opções veganas, sem açúcar, sem glúten e sem lactose, ideais para consumidores com dietas restritivas.
“Com números robustos e um mercado promissor, o JAH não apenas exemplifica o sucesso de negócios no setor alimentício, mas também reflete como o açaí deixou de ser um produto regional para se tornar uma estrela do agronegócio e da gastronomia brasileira”, finaliza Corte.
Sobre JAH
A franquia JAH Açaí, Sorvetes e Picolés, nasceu em 2009, na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), oferecendo produtos 100% naturais, sem conservantes ou gordura vegetal, incluindo opções zero açúcar, veganas e sem lactose, a preços acessíveis. Pioneira no Brasil, inovou o conceito de self-service a partir de uma ideia diferenciada chamada de ‘açaí turbinado’, em que os clientes tinham a liberdade de se servir à vontade e acrescentar a quantidade de toppings desejada, o sucesso do formato exclusivo de autoatendimento levou à expansão para todo o Brasil. Desde 2015 no franchising, atualmente a franquia conta com mais de 180 unidades em operação em 14 estados, atendendo mais de 500 mil clientes mensalmente na rede. Além disso, atua com duas unidades fabris, sendo uma em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e outra em Sorocaba, no interior de São Paulo, para melhor atender os seus franqueados. A rede, que realiza a constante busca por produtos de excelente qualidade e custo-benefício, fortalecendo o crescimento da marca pelo país, disponibiliza quatro modelos de negócios: loja, quiosque, container e store in store. Saiba mais em: JAH