Fonte de gorduras boas (do tipo monoinsaturada), o azeite é aliado da saúde. Contém antioxidantes, vitaminas A, D, E e K e ômega 3, que reduz o risco de doenças cardíacas. Além disso, estudos mostram que o consumo de óleo de oliva ajuda na redução da gordura corporal.

Mas, se a ideia é perder peso, é preciso tomar cuidado com a quantidade usada nas refeições. Afinal, como toda gordura, o azeite é altamente calórico: fornece 9 calorias por grama (a mesma porção de proteína ou carboidrato têm 4 calorias).

“Uma colher de sobremesa (5 ml) do óleo é suficiente para temperar a salada ou refogar os legumes”, indica a nutricionista Verônica Laino, responsável pelos menus de Cardápios para Emagrecer.

Se você gosta de vegetais bem temperados, a especialista sugere misturar, em um potinho de vidro, essa porção de azeite com suco de limão ou vinagre; ou então com água e mostarda — e aí usar esse molho na salada. “Para dar um toque especial, é possível adicionar também ervas picadas, como salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim e hortelã. Na hora de servir, basta tampar o potinho e agitar vigorosamente.”

Azeite para refogar e assar

  1. O cuidado para não exagerar na dose de óleos também é importante na hora de cozinhar. A medida de 5 ml é a ideal para preparar arroz para quatro pessoas ou para assar vegetais. Para os legumes, um fiozinho de azeite já realça o sabor. Que tal um jantar com batatas assadas com azeite, sal e alecrim?

A refeição foi elaborada pela nutricionista Verônica Laino e está no menu de de Cardápios para Emagrecer. No programa, assinantes UOL recebem todos os sábados cinco menus exclusivos, por email, com café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Quem é assinante tem acesso aos 80 cardápios já publicados.