
Atividade com audiodescrição ocorrerá nesta sexta-feira (19) com participação de aproximadamente 35 pessoas
O projeto Na Trilha do Patrimônio Industrial – Galópolis realiza nesta sexta-feira, 19 de setembro, uma visita guiada especial com recursos de audiodescrição, voltada à inclusão de pessoas com deficiência visual. A atividade integra o calendário de 15 visitas programadas pelo projeto, sendo que essa é uma das duas experiências pensadas para garantir acessibilidade plena ao público. As inscrições já estão esgotadas.
A ação será conduzida pela historiadora e pesquisadora Ana Paula de Almeida, proponente da iniciativa, que vai mediar o percurso por lugares considerados patrimônios industriais de Galópolis. O roteiro inclui locais emblemáticos como o Instituto Hércules Galló, antigas estruturas do Lanifício São Pedro, hoje Cootegal, a Vila Operária e espaços de convivência comunitária que marcam a trajetória industrial e cultural da região. “Poder oferecer esta visita com audiodescrição é uma forma de assegurar que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer e vivenciar o patrimônio de Galópolis. Ficamos felizes pelo fato de as inscrições terem se encerrado rapidamente, mostrando que há uma grande demanda de atividades culturais para este público” – destaca Ana Paula.
O roteiro do Na Trilha do Patrimônio Industrial – Galópolis foi apresentado em julho, durante evento no Instituto Hércules Galló. Além da comunidade em geral, parte das visitas é direcionada a escolas públicas, idosos e outros grupos específicos, sempre com o compromisso de democratizar o acesso à história do território.
O projeto conta com financiamento do Edital SEDAC/PNAB RS nº 31/2024 – Memória e Patrimônio, da Secretaria Estadual da Cultura do RS e Governo Federal, e tem o apoio do Instituto Hércules Galló, Café Galópolis, Cootegal e da Associação Turística de Galópolis. A realização é da Arquivos & Acervos, com produção executiva de Flor Nieto, da Lynch Gestão Cultural.
Sobre a Proponente Ana Paula de Almeida
Doutoranda em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da UCS. Historiadora graduada pela UCS. Pós-graduada em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Diretora da empresa Arquivos & Acervos e idealizadora do mapa digital “Na Trilha do Patrimônio Industrial”. Atualmente, é Diretora de Patrimônio do Instituto Bruno Segalla e responsável pela gestão do Memorial Randon, do Espaço Memória Marcopolo e do Centro Histórico Soprano.