Tíquete médio por compra chega a R$ 340,20 e presença do item na cesta de abastecimento segue alta entre os brasileiros

 

Pesquisa da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, mostra que, após um período de alta, o preço médio dos ovos voltou a cair a partir do segundo trimestre de 2025. Enquanto em abril deste ano o preço médio do alimento foi de R$ 13,70, em agosto ficou em R$ 11,81. O levantamento aponta que o tíquete médio por compra permanece elevado, o que indica a forte presença da proteína nos lares brasileiros. No dia 13 de outubro, por sinal, é celebrado o Dia Mundial do Ovo.

 

Quando os ovos estão no carrinho, o consumidor costuma realizar compras significativamente maiores: o tíquete médio chega a R$ 340,20, com cerca de 44,9 itens por cesta. O dado reforça o papel dos ovos como produto essencial no abastecimento doméstico e um dos principais impulsionadores do volume de compras no varejo alimentar. O estudo da Neogrid ainda revela que a ruptura da categoria aumentou 1,4 ponto percentual em agosto de 2025 em relação a julho, alcançando 23% e evidenciando que a demanda pelo ovo segue aquecida.

 

Além do tíquete médio elevado e da alta na indisponibilidade nas gôndolas, a análise mostra que a compra de ovos está associada a um perfil de consumo mais amplo. Entre os shoppers que levam o produto, 41,2% também compram biscoitos, 37,2% levam pão e 32,4% adicionam leite UHT ao carrinho. Itens como frango (29,6%), refrigerantes (28,1%), óleo (27,1%) e arroz (26,1%) aparecem com frequência nas cestas que contêm ovos.

 

“A importância do ovo na rotina dos brasileiros se deve à combinação entre versatilidade, valor nutricional e preço competitivo”, explica Anna Carolina Fercher, líder de Dados Estratégicos na Neogrid. “A queda recente no valor médio, aliada ao incremento no volume de compras, reforça a relevância desse produto na composição das refeições e no planejamento financeiro das famílias.”

 

Sobre a Neogrid

A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 26 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas. https://www.neogrid.com/