Reconhecimento foi entregue durante o evento “Envelhecer é um verbo no presente”, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

 

O Programa Sesc Maturidade Ativa, desenvolvido pelo Sesc/RS, foi reconhecido nacionalmente com o 1º lugar no Prêmio Experiências Exitosas, concedido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. A entrega ocorreu nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, em Brasília, durante a Mostra das Experiências Exitosas, realizada como parte da programação do Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa.

 

O prêmio foi recebido pelo Diretor Regional do Sesc/RS, Marcelo de Campos Afonso, que representou a instituição na solenidade. “Este prêmio é um símbolo do impacto positivo que o Programa Sesc Maturidade Ativa tem gerado na vida de milhares de pessoas idosas no Rio Grande do Sul. Ele mostra que envelhecer pode e deve ser um processo de participação, aprendizagem e troca. Receber essa distinção do Governo Federal nos dá ainda mais energia para seguir investindo em iniciativas que valorizem a convivência e a cidadania, sempre com a escuta ativa e o protagonismo daqueles que são a razão do nosso trabalho”, destacou.

 

A publicação vencedora, intitulada como “Programa Sesc Maturidade Ativa: Convivência que Conecta e Transforma”, foi apresentada na ocasião pela coordenadora da Assistência do Sesc/RS, Michele Silveira. Com mais de 20 anos de atuação no Estado, o Programa Sesc Maturidade Ativa reúne milhares de participantes em atividades regulares que integram convivência, cultura, educação, lazer e saúde, promovendo um envelhecimento ativo, saudável e conectado às demandas da sociedade atual.

 

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.